Políticas Públicas Face à Realidade da Faixa de Fronteira Brasileira: O Caso de uma Sub-região do Arco Norte
Palavras-chave:
políticas públicas, fronteira, Amazônia, Pará, AmapáResumo
A perspectiva que abordamos neste trabalho sobre a questão fronteiriça é que esta não se trata de simples limite natural ou artificial, mas que as fronteiras são espaços social e historicamente produzidos. E mesmo quando não há interação cotidiana entre as populações locais apresentam-se em potencial a ações de integração transfronteiriça na agenda sociopolítica e econômica dos Estados nacionais envolvidos. Assim, considerando que o Estado brasileiro possui vários instrumentos institucionais que visam, além da soberania e ocupação territorial, encaminhar ações prioritárias de desenvolvimento regional da faixa fronteiriça, este trabalho objetiva problematizar a efetividade das políticas públicas planejadas para esta região e a realidade local nela vivenciada tendo por base exemplos da situação dos municípios fronteiriços dos estados do Pará e do Amapá. Os resultados preliminares apontam que existe uma grande distância entre o cotidiano desses Entes fronteiriços e o planejado nos gabinetes ministeriais. Para isso, levantamento bibliográfico e trabalho de campo deram suporte metodológico a esta pesquisa.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FERREIRA DA SILVA, A. R.; RUCKERT, A. A. Políticas Públicas Face à Realidade da Faixa de Fronteira Brasileira: O Caso de uma Sub-região do Arco Norte. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 46–54, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16317. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.