O Estado-tampão: Nova Geopolítica ou Novas Fronteiras?
Palavras-chave:
Curzon, Fronteira, Estado-tampãoResumo
Lorde Curzon era geógrafo e Vice-Rei da Índia. Estava, portanto, numa posição privilegiada para aplicar suas ideias geopolíticas. Sua conferência sobre as fronteiras dada em 1907 em Oxford é sua contribuição mais relevante. Nela, Curzon distingue entre fronteiras naturais e artificiais, categoria em que inclui o Estado-Tampão. Contudo, à medida que o Estado-Nação como máxima força política cede à formação de grandes blocos de estados, o Estado-Tampão como fronteira entre poderes rivais perde a razão de ser. Dois blocos antagônicos se destacam atualmente: Atlantismo e Eurasianismo. Um terceiro bloco, o Meridionalismo, poderia ser formado para servir de tampão entre eles.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
REGIANI, R. O Estado-tampão: Nova Geopolítica ou Novas Fronteiras?. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 71–82, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16389. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.