Planos e Programas do Governo Federal na Indução ao Transporte Aéreo Regional e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste do Brasil
Agências de fomento
Palavras-chave:
Aviação Regional, Planos Governamentais, Programas Governamentais, Logística.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as características das políticas públicas que envolvem o transporte aéreo no Brasil, e avaliar seus impactos e influência na região Centro-Oeste, por meio de uma avaliação sistematizada das diretrizes teóricas que sustentam as políticas adotadas e as materialidades implementadas por meio programas federais. O processo de análise levou em consideração os principais planos e programas governamentais da temática de logística, entre eles: “Plano Mais Brasil (Plano Plurianual – PPA 2012-2015)”, “Programa de Investimento e Logística: Aeroportos (PIL)”, “Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA)”, “Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT)”, entre outros. Para tanto, a orientação metodológica adotada foi de pesquisa exploratória, mediante utilização de pesquisa documental. Com o diagnóstico ficou constatado que são bastante substanciais a presença e os investimentos previstos nos planos e programas governamentais de âmbito federal. Percebe-se também que é evidente a preocupação com a logística e seus impactos no desenvolvimento econômico e social, e no caso da aviação regional, tais impactos são ainda mais relevantes nas “comunidades” mais “isoladas” do país.Downloads
Publicado
30-04-2017
Como Citar
NOVAES, A. L.; DE OLIVEIRA SOUZA, A. Planos e Programas do Governo Federal na Indução ao Transporte Aéreo Regional e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste do Brasil. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 254–268, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/16825. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.