A Participação do Mercosul no Comércio Internacional em Relação ao Nafta e União Européia: uma Análise a Partir dos Agentes de Carga
Agências de fomento
Palavras-chave:
Blocos econômicos, Comércio internacional, Globalização.Resumo
Este trabalho apresenta como tema uma análise comparativa sobre a participatividade de agentes internacionais de cargas entre três blocos econômicos. Para isso, é feito um levantamento de dados de grupos de network do bloco econômico o qual o Brasil integra, o Mercado Comum do Sul - MERCOSUL, do Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA e da União Europeia. A problemática surge em função da baixa oferta de agentes parceiros de países da América do Sul para uma empresa de agenciamento de cargas. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo, com base em pesquisa bibliográfica, documental e observação direta. Tem como apoio teórico os tópicos: Relações Internacionais, Globalização, Comércio Internacional, Logística Internacional e Blocos Econômicos. Ao final, conclui-se que o bloco com maior número de profissionais do ramo é o NAFTA, seguindo da U.E e por fim o MERCOSUL.Downloads
Publicado
06-06-2017
Como Citar
CRESPI GOMES, K.; ROECKER, R.; BARBOSA BACK, S. N. A Participação do Mercosul no Comércio Internacional em Relação ao Nafta e União Européia: uma Análise a Partir dos Agentes de Carga. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 294–301, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/17028. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.