A Participação do Mercosul no Comércio Internacional em Relação ao Nafta e União Européia: uma Análise a Partir dos Agentes de Carga

Autores

  • Karolina Crespi Gomes UFSC
  • Rejane Roecker
  • Silvia Natalia Barbosa Back

Palavras-chave:

Blocos econômicos, Comércio internacional, Globalização.

Resumo


Este trabalho apresenta como tema uma análise comparativa sobre a participatividade de agentes internacionais de cargas entre três blocos econômicos. Para isso, é feito um levantamento de dados de grupos de network do bloco econômico o qual o Brasil integra, o Mercado Comum do Sul - MERCOSUL, do Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA e da União Europeia. A problemática surge em função da baixa oferta de agentes parceiros de países da América do Sul para uma empresa de agenciamento de cargas. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo, com base em pesquisa bibliográfica, documental e observação direta. Tem como apoio teórico os tópicos: Relações Internacionais, Globalização, Comércio Internacional, Logística Internacional e Blocos Econômicos. Ao final, conclui-se que o bloco com maior número de profissionais do ramo é o NAFTA, seguindo da U.E e por fim o MERCOSUL.

Downloads

Publicado

06-06-2017

Como Citar

CRESPI GOMES, K.; ROECKER, R.; BARBOSA BACK, S. N. A Participação do Mercosul no Comércio Internacional em Relação ao Nafta e União Européia: uma Análise a Partir dos Agentes de Carga. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 294–301, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/17028. Acesso em: 20 maio. 2022.