O Transfronteiriço e o Atendimento Público de Saúde no Município de Santa Helena – Paraná
Agências de fomento
Palavras-chave:
Fronteira, População, Saúde.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar à inserção dos usuários no sistema de atenção à saúde no município de Santa Helena – Paraná. O município faz divisa com a República do Paraguai se observa a existência de uma mobilidade, consequente das relações comerciais e de vizinhança entre as cidades fronteiriças. Propõe-se nesse trabalho delinear a mobilidade de pessoas, com a finalidade de utilização dos serviços de saúde da rede pública de saúde do município, com base nesse contexto foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre estudos de mobilidade fronteiriça, utilização dos serviços de saúde em regiões de fronteira, assim como sobre o contexto histórico de formação dessas fronteiras. Acredita-se que a movimentação de usuários nos serviços de saúde repercute diretamente na vida de sua população, pois há uma sobrecarga nas redes de atendimento, dificultando o acesso, a prestação e a qualidade do atendimento solicitado.Downloads
Publicado
20-06-2017
Como Citar
BAUERMANN, C. L.; FERREIRA CURY, M. J. O Transfronteiriço e o Atendimento Público de Saúde no Município de Santa Helena – Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 15, p. 302–310, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/17114. Acesso em: 5 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.