Expansão Urbana e a Canalização de Trechos Fluviais: Estudo de Caso da Cidade de Guarapuava, PR
Palavras-chave:
Crescimento urbano, Aumento populacional, Urbanização, Bacia hidrográfica urbana, Guarapuava.Resumo
O progressivo aumento da capacidade de explorar os recursos naturais tem gerado problemas de ordem ambiental. O crescimento da população/expansão urbana nessas áreas tem potencializado efeitos negativos nos sistemas fluviais. Dentro dessa discussão, esta pesquisa tem como recorte espacial de estudo a área de urbana de Guarapuava/PR. A mesma vem expandindo sua malha urbana, sendo que tem potencializado alterações nas características/funcionalidades dos sistemas fluviais. É nesse viés que se insere o presente artigo que teve como objetivo apresentar um estudo da expansão urbana da cidade e o consequente incremento das alterações da paisagem. A pesquisa se desenvolveu mediante estudo empírico com trabalhos de campo, e levantamentos históricos em fontes bibliográfico-cartográficas da expansão urbana de Guarapuava e das seções interceptadas por arruamento, manipulados no software Spring. Foi notado que a expansão da ocupação do espaço urbano tem incrementado alterações na morfologia fluvial, que, por conseguinte pode potencializar a ocorrência de problemas ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.