O Sistema de Ensino Formal e o Mercado de Trabalho: os Problemas da Formação Escolar para o Trabalho Urbano
Agências de fomento
Palavras-chave:
Mercado de Trabalho Formal, Trabalho Urbano, Sistema Educacional Brasileiro.Resumo
O artigo analisa o problema da baixa efetivação nas vagas de emprego disponíveis em Maringá (PR). Maringá, até o ano de 2014, gerou grande quantidade de postos de trabalho disponibilizada pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), entretanto muitos desses cargos não eram preenchidos. Assim, o problema da baixa efetivação das vagas tem como fator a condição da educação formal dos trabalhadores. Logo, se o sistema educacional de um país está em crise à formação do trabalhador está comprometida. O objetivo geral foi avaliar a relação existente entre formação escolar e o mercado de trabalho na cidade de Maringá. A metodologia utilizou referencial bibliográfico para situar o leitor nos conceitos relacionados à educação e mercado de trabalho. São apresentados dados estatísticos demonstrando a evolução da formação educacional e técnica dos trabalhadores e o crescimento dos cargos que exigem trabalhadores qualificados.Downloads
Publicado
05-09-2017
Como Citar
PIRES DE MORAES SOBRINHO, A.; DE LIMA, M. das G. O Sistema de Ensino Formal e o Mercado de Trabalho: os Problemas da Formação Escolar para o Trabalho Urbano. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 12, n. 16, p. 74–90, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/17726. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.