Migração e Identidade: o Caso da Igreja Luterana no Oeste do Paraná
Agências de fomento
Palavras-chave:
IECLB, Migrações, Identidade, Agricultura.Resumo
O artigo tem como intuito discutir a migração luterana inicial para o Brasil e a posterior expansão dos fluxos migratórios, principalmente dos grupos que se dirigem desde o Estado do Rio Grande do Sul para o Oeste do Paraná. No período dos movimentos migratórios para o Oeste do Paraná emerge aIgreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que a partir dos Sínodos históricos manifesta-se com uma identidade peculiar no âmbito de sua missão para o Brasil. Embora existam outras igrejas luteranas, o foco do artigo se volta para a história da IECLB. Com relação aos procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa exploratória descritiva sobre o tema a partir de literatura específica e periódicos, além de outros documentos disponibilizados em sites da internet. Os aspectos identitários das comunidades luteranas se afirmam e se reconstroem ligadas aos movimentos migratórios. As companhias que colonizaram a região, estiveram atentas às peculiaridades culturais, religiosas e étnicas dos clientes agricultores para os quais vendiam as terras.Downloads
Publicado
17-11-2017
Como Citar
BERWALDT, J. C.; VANDERLINDE, T. Migração e Identidade: o Caso da Igreja Luterana no Oeste do Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 12, n. 17, p. 110–121, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/18284. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.