Espaços Públicos Multiculturais nos Institutos Federais: entre Culturas e Identidades
Agências de fomento
Palavras-chave:
Cultura, Educação, Currículo, Espaço, Identidades.Resumo
As relações entre currículo, cultura e identidade podem configurar espaços multiculturais que, se não forem valorizados como opções e alternativas para aproximar a teoria da prática ou o plano da política em direção à realidade concreta, das práticas e ações cotidianas, tornam-se banais e potencialmente aptos a facilitar conflitos. Os Institutos Federais, em especial, lidam com uma cultura técnica e tecnológica que não dispensam serem problematizadas no mundo contemporâneo, pois produzem valores, alimentam representações, orientam comportamentos e ajudam a formar uma visão própria da sociedade. Este artigo traz o resultado de pesquisa bibliográfica, discutindo-o com o foco no Instituto Federal Farroupilha, com o objetivo de alertar para a dimensão simbólica e cultural presente em documentos contratuais – currículos, projetos pedagógicos – que ensejam a participação democrática na construção das identidades. Propõem-se a criação de espaços públicos multiculturais como resposta à necessária promoção do desenvolvimento cultural de grupos e pessoas. Conclui-se que os Institutos Federais têm importante papel com relação à cultura, ao acumularem um potencial de transformação cultural, mas é preciso vislumbrar o conteúdo cultural em suas ações e se reconhecer como produtor de um campo de ação cultural.Downloads
Publicado
17-11-2017
Como Citar
STÜRMER, A. B. Espaços Públicos Multiculturais nos Institutos Federais: entre Culturas e Identidades. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 12, n. 17, p. 122–134, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/18285. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.