Calçadas Públicas como Fator de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Cidade de Tefé-AM
Agências de fomento
Palavras-chave:
Espaço urbano, Acessibilidade, Mobilidade, Calçadas, PedestresResumo
O presente artigo trata das questões sobre as calçadas públicas como fator de acessibilidade e mobilidade urbana na cidade de Tefé-AM; especificamente no Centro da cidade, tendo como objetivo compreender os elementos que interferem na mobilidade e acessibilidade humana nas calçadas públicas. A pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, que se deu em várias etapas: foram feitas observações do local em análise, elaboração de questionário e entrevistas com os pedestres. Diante das análises ficou claro que as calçadas são usadas para exposição de roupas,estacionamento de motos, como base para o comércio ambulante, além de outras utilidades. Todos esses fatores servem de obstáculos, impedindo o direito de ir e vir de cada cidadão, assegurados pela Constituição Federal. E o poder público se isenta de promover a acessibilidade e mobilidade urbana, não havendo fiscalização e nem projetos que busquem melhorias para esta situação que expressa o caos. Partindo do pressuposto de que a mobilidade urbana está ligada à qualidade de vida, a situação dos passeios públicos da cidade de Tefé não se enquadra nos padrões de acessibilidade e mobilidade urbana satisfatória. Faz-se necessário que o poder público planeje ações que priorizem uma urbanização adequada com a realidade dos citadinos.Downloads
Publicado
19-03-2018
Como Citar
BATISTA NUNES, R.; RODRIGUES, E. A. Calçadas Públicas como Fator de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Cidade de Tefé-AM. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 12, n. 17, p. 164–180, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19099. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.