Elementos Teórico-metodológicos para o Uso da Biodiversidade: o Caso do Camu-camu no Estado do Amazonas
Agências de fomento
Palavras-chave:
Camu-camu, Biodiversidade, Formação social, Geossistema.Resumo
Entende-se aqui, uso da biodiversidade, como a relação sociedade-natureza, esta que, por sua vez é episteme de diversos setores da ciência, pois o conhecimento do conhecimento (epistemologia) perpassa por esta relação. O uso da biodiversidade, acontece com a formação de recursos, isto quando um elemento da natureza, no nosso caso da biodiversidade vegetal, obtém valoração social. Este é o caso do camu-camu (Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vaugh), é um fruto de uma planta perene, nativa das várzeas Amazônicas, cujos frutos tem um formato de baga esférica com uma coloração variando de vermelha púrpura até preta arroxeada. A escolha deste fruto para análise aqui é pelo fato desta fruta apresentar o maior teor de vitamina C e seus benefícios sendo ligados a esta vitamina, podendo ser utilizado como medicamento para: infecções virais (gripes e resfriados), asma, gengivite, entre outros. Nos quais os benefícios são: efeito antioxidante; elimina toxinas no corpo; ajuda a prevenir ao aparecimento da catarata; entre outros. O objetivo deste trabalho é apresentar elementos teórico-metodológicos para análise da relação sociedade-natureza, por meio do uso da biodiversidade, exemplificando nesta abordagem o camu-camu.Downloads
Publicado
09-07-2018
Como Citar
RODRIGUES BILLACRÊS, M. A. Elementos Teórico-metodológicos para o Uso da Biodiversidade: o Caso do Camu-camu no Estado do Amazonas. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 42–55, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/19883. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.