O EXCEPCIONALISMO HUMANO NA IMAGEM CRISTÃ/MEDIEVAL DE NATUREZA
Palavras-chave:
Homem, Natureza, Idade Média.Resumo
Abordaremos, no presente artigo, o caráter excepcional atribuído à figura humana pelo cristianismo na Idade Média. Tanto em textos da Patrística quanto no maior representante da Escolástica – São Tomás de Aquino –, o homem não é equiparado às outras criações de Deus. O aspecto dual de sua existência (corpo & alma; forma & matéria) lhe confere singularidade diante das demais coisas criadas. Figura dotada de superioridade diante dos demais seres, o homem, nas páginas de eminentes teólogos medievais, aparece enquanto ministro e intérprete da natureza, ao mesmo tempo em que carrega consigo as conseqüências pelo castigo da Queda. O controle sobre uma natureza exterior e inferior seria, para o homem caído, uma ferramenta de redenção.Downloads
Publicado
20-02-2011
Como Citar
BAUAB, F. P. O EXCEPCIONALISMO HUMANO NA IMAGEM CRISTÃ/MEDIEVAL DE NATUREZA. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 53–71, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/1996. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.