Pegada Ecológica Urbana: Cálculos e Questionamentos. Um Caso de Estudo em Araguari, MG, Brasil
Agências de fomento
Palavras-chave:
Biocapacidade, Dinâmica temporal da pegada ecológica, Pegada ecológica de Araguari MG, Pegada ecológica urbana, Produtividade ecológica.Resumo
O estudo perseguiu o objetivo de determinar a pegada ecológica da população da cidade de Araguari, MG, Brasil. Usou-se o método padrão disponível na literatura que converte o consumo de recursos em áreas de terreno ao dividi-lo pela produtividade ecológica. Os dados primários provieram de pesquisas de campo, da administração municipal e da literatura do ramo. O resultado mostrou uma pegada ecológica de 1,58 hectares globais por pessoa para o ano de 2013, quando a biocapacidade da Terra era de 1,71 hectares globais por pessoa. 88% do valor da pegada originaram do consumo de alimentos e de transporte. O restante correspondeu a áreas construídas, bens de consumo e serviços. O estudo lançou à Administração Municipal o desafio de incentivar a redução da pegada no futuro para acompanhar a diminuição da biocapacidade com o crescimento populacional.Downloads
Publicado
26-07-2018
Como Citar
FEHR, M.; RESENDE MELO, M. Pegada Ecológica Urbana: Cálculos e Questionamentos. Um Caso de Estudo em Araguari, MG, Brasil. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 18, p. 72–85, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/20040. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.