Perspectiva de Desenvolvimento Rural Territorial - Estudo de Caso da Adega Porto Brazos – Ponta Grossa/PR
Agências de fomento
Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Turismo rural, Adega Porto Brazos.Resumo
As relações econômicas, sociais e culturais foram, de certa maneira, modificadas pela entrada das estruturas mercantis de grande escala no campo. Para driblar esses efeitos modernizantes no campo de integração aos Complexos Agroindustriais (CAIs) e a subordinação da sua produção a estes perdendo a autonomia produtiva, que se optou por discutir as, nem tão novas, possibilidades de desenvolvimento rural a partir da relação entre os novos mercados que se abrem para a construção da diversidade no campo dentro da agricultura familiar. O objetivo principal procurou evidenciar as abordagens de desenvolvimento rural, ancoradas na agricultura familiar, na propriedade rural e no atrativo turístico Adega Porto Brazos que está localizada no Distrito de Itaiacoca - Ponta Grossa/PR. Por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, mostrou-se a relação da agricultura familiar e do turismo rural na promoção do desenvolvimento rural - e, por meio da visitação a Adega Porto Brazos, a tabulação de dados referentes ao número de visitantes e a seleção de relatos de visitantes em sites de turismo tem-se uma análise da importância da propriedade para desenvolver o local através de produtos coloniais e do turismo rural.Downloads
Publicado
24-10-2018
Como Citar
BERDNACHUK, C. A.; COSTA SIQUEIRA, A. C. Perspectiva de Desenvolvimento Rural Territorial - Estudo de Caso da Adega Porto Brazos – Ponta Grossa/PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 19, p. 125–137, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/20883. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.