Processos de Estrangeirização Discente: o Aluno e a Ciência sem Significado
Palavras-chave:
Geografia, Linguagem, Espaço, EducaçãoResumo
O texto que se segue tem como foco principal a abordagem da problemática da linguagem na geografia e como no decorrer dos períodos os modos de produção condicionaram a interpretação do espaço bem como sua representação criando um habitus e um modus operandi hegemônico que acaba por homogeneizar as visões de mundo em torno de um único plano ideológico e uma única verdade possível. Verdade essa que só se expressa como possibilidade e como crença na configuração das ciências com seu viés metafísico que separa sujeito e objeto em um dualismo que instiga os pesquisadores por um caminho que leva às interpretações universalizadoras e genéricas que estancam o processo do conhecimento e eliminam os processos históricos da equação como se houvesse uma cúpula além da realidade mundana onde o cientista pudesse observar e catalogar as verdades absolutas sem precisar atentar para a práxis humana. As reflexões que se encontram nesse texto tiveram origem e foram orientadas pela leitura da tese de doutoramento da Professora Doutora Ângela Massumi Katuta O Estrangeiro no Mundo da Geografia de 2004 que realiza um profundo estudo sobre a geografia e as abordagens que essa ciência faz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.