A Organização Espacial da Pequena Propriedade Rural no Norte do Paraná: Permanências e Transformações
Agências de fomento
Palavras-chave:
Norte do Paraná, Pequenas propriedades rurais, Café, Organização espacial.Resumo
A formação do Norte do Paraná foi profundamente marcada pela expansão da cultura cafeeira paulista e pela presença de empresas colonizadoras, destacando-se entre elas – devido à extensão da área de atuação – a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), empresa de origem inglesa que passou a ser comandada pelo capital nacional em 1944 e sete anos depois alterou sua denominação para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A economia cafeeira e a atuação da CTNP/CMNP imprimiram nas pequenas propriedades rurais do Norte do Paraná uma organização espacial bastante característica e que ainda pode ser percebida na disposição dos lotes, na organização interna das propriedades e nas edificações. O presente trabalho pretende apontar essas características que tendem a desaparecer à medida que o capital avança no campo.Downloads
Publicado
16-02-2019
Como Citar
DE LIMA SANTOS, L. A Organização Espacial da Pequena Propriedade Rural no Norte do Paraná: Permanências e Transformações. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 13, n. 19, p. 173–183, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/21753. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.