A Educação na Fronteira: Características do Processo de Ensino-aprendizagem no Município de Pato Bragado (Paraná-Brasil)

Autores

  • Vanderson Rafael Muller Dapper
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser

Palavras-chave:

Educação na fronteira, Diversidade cultural, Processo de ensino-aprendizagem.

Resumo


Na pesquisa em questão considerou-se a fronteira como espaço social que extrapola os limites políticos e cartográficos dos países com as interações que as populações fronteiriças estabelecem entre si. Objetiva-se discutir neste trabalho as características da educação desenvolvida nos espaços de fronteira. Para tanto, procedeu-se a investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva das professoras de Geografia do município de Pato Bragado (Paraná-Brasil). Desse modo, observou-se a presença de vários estudantes paraguaios no educandário que enfrentam dificuldades quando matriculados e inseridos nas escolas bragadenses. Desta forma permite considerar que as escolas da fronteira necessitam se apropriar da diversidade cultural e linguística existente no ambiente escolar e elaborar projetos educacionais a partir desta realidade.

Downloads

Publicado

11-02-2020

Como Citar

MULLER DAPPER, V. R.; SZUMILO SCHLOSSER, M. T. A Educação na Fronteira: Características do Processo de Ensino-aprendizagem no Município de Pato Bragado (Paraná-Brasil). Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 14, n. 20, p. 16–27, 2020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/24024. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos