Avaliação das condições atuais das matas ciliares do trecho superior do córrego Guavirá, Marechal Cândido Rondon - PR
Palavras-chave:
Uso e manejo, fundo de vale, declividade, erosãoResumo
O presente estudo realizado na área do trecho superior do córrego Guavirá, município de Marechal Cândido Rondon, região oeste do Estado do Paraná, de economia predominantemente agrícola, teve o objetivo de caracterizar a atual condição das suas matas ciliares com a preocupação de evidenciar se esta se encontra de acordo com a legislação ambiental vigente. A revisão bibliográfica, os trabalhos de campo para o levantamento de perfis fitogeográficos e registros fotográficos possibilitaram as seguintes considerações sobre as causas e os efeitos da degradação das matas ciliares que circundam o córrego, a saber: uso das áreas de fundos de vales; expansão urbana dos fundos de vales por loteamentos, particularmente após a década de 1990, com aumento tanto da retirada da vegetação ciliar como da impermeabilização dos solos, levando assim o uso atual dos solos da margem esquerda do córrego pelo cultivo agrícola e os da margem direita por construçõesurbanas (expansão urbana por loteamentos residências) com apenas estreitas faixas
de cultivo agrícola.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DA CUNHA, J. E. Avaliação das condições atuais das matas ciliares do trecho superior do córrego Guavirá, Marechal Cândido Rondon - PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p.99–112, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/3637. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.