UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO QUATORZE NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
Palavras-chave:
unidades de paisagem, bacia hidrográfica, atividades antrópicas.Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma revisão literária sobre o tema, unidades de paisagem, bem como a identificação destes conceitos gerados por diferentes autores, na área objeto deste estudo, que foi a bacia hidrográfica do Rio Quatorze, localizada no município de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná. Tendo como as principais unidades de paisagem identificadas como unidades de uso do solo e unidades de relevo, segundo trabalhos já realizados, avaliando a interação destas duas unidades entre si, com relação às atividades sociais, econômicas e culturais desenvolvidas pela população local, que teve origem em assentamentos do INCRA, onde pode ser verificado o uso principal do solo por pastagens e outros usos, com 69,56% da área total da bacia, quando verificado que outras unidades de relevo, propícias ao uso agrícola com plantio de monoculturas, predominavam na área com 78,67% da área total. Evidenciando baixos investimentos em maquinários agrícolas, resultado da origem de tais propriedades, que tem como a agricultura familiar como atividade principal.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
AGUIAR, W. de. UNIDADES DE PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO QUATORZE NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 153–165, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/8377. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.