A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA RACIONALIDADE PAUTADA NA ÉTICA AMBIENTAL

Autores

  • Rosana Cristina Biral LEME
  • Mafalda Nesi FRANCISCHETT
  • Raquel Biz BIRAL

Palavras-chave:

Racionalidade ambiental, Educação Ambiental formal, Educação.

Resumo

A crise ambiental vivenciada pelas sociedades no século XXI pauta a necessidade de questionamento do modelo de produção e consumo dos recursos naturais, mas, sobretudo, a urgência de relações socioeconômicas e ambientais que favoreçam a construção de uma sociedade na qual prevaleça a tolerância, a equidade, a pluralidade cultural e a democracia e o respeito a todas as formas de vida. Embora a Educação Ambiental  Formal seja, na teoria, importante instrumento de questionamento deste modelo, na prática não cumpre efetivamente seu papel. Por isso o presente artigo relata pesquisa realizada  junto as escolas do ensino fundamental e médio do Núcleo Regional de Francisco Beltrão – PR, na qual buscou-se investigar como o processo de Educação Ambiental é efetivado e se a discussão realizada neste âmbito cumpre seu objetivo de auxiliar na construção de uma nova racionalidade ambiental para as gerações mais jovens. Verificou-se que existe maior incidência de atividades realizadas com temas pontuais e desconectados da construção de valores ambiental e socialmente adequados a implementação de projetos de autogestão nos quais a população possa, estimulada pelo poder público e de acordo com suas próprias referências, construir condições de existência pautadas nos princípios de qualidade de vida, que não estão necessariamente atrelados a expansão dos padrões de consumo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

LEME, R. C. B.; FRANCISCHETT, M. N.; BIRAL, R. B. A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA RACIONALIDADE PAUTADA NA ÉTICA AMBIENTAL. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 186–195, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/8380. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos