Cidadania: um processo de construção em sala de aula

Autores

  • Mônica Eliza Malacarne

Palavras-chave:

Cidadania, Educação, Experiências, Direitos e deveres de jovens e adultos

Resumo

RESUMO: O Projeto “Cidadania, um processo de construção em sala de aula” busca recriar práticas pedagógicas que possibilitem o aluno jovem e adulto ser um membro atuante na sociedade. Pensando nisso, a proposta visa incentivar o aluno a conhecer seus direitos e deveres para, desta forma, ampliar e desenvolver sua cidadania. Os direitos abordados foram moradia, educação, informação e expressão; alimentação, saúde; trabalho e voto, definidos como sendo os mais importantes e que existem maiores dúvidas. Neste sentido, a educação necessita ser a mediadora do conhecimento teórico e prático, não bastando apenas o aluno aprender a ler e escrever, mas compreender o “porquê” das palavras, o sentido social da linguagem no dia a dia do ser humano, desde fazer a leitura de uma bula de remédio, até ler e compreender a Constituição Federal onde estão contidos seus direitos. O desenvolvimento da aprendizagem desta forma visa a formação do jovem e adulto como um cidadão letrado. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania; Educação; Experiências; Direitos e deveres de jovens e adultos. ABSTRACT: The project “Citizenship, a process of construction in classroom” search recreate educational practices which possibility the pupil young and adult to be a member up-to-date in society. Thinking about this, the proposal aim for encourages the pupil the forms enlarge and develop your citizenship. The rights approached were dwelling, education, information and expression; food, health; work and vote, defined how been the more important which exist bigger doubts. Is this sense the education need be the mediator of knowledge theoretical and practice, no enough only the pupil learn the read and write, but understand the “why” of the words, the sense social of the language in the everyday life of the human being, of this to do the reading of the directions of the medicine, up to read and understand the fundamental law of state where are contained yours rights. The development of the learning this way seeks the youth and adult formation as a lettered citizen. KEYWORDS: Citizenship; Education; Experiences; Rights and duties of young and adults.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MALACARNE, M. E. Cidadania: um processo de construção em sala de aula. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Notas