Fronteiras e territórios: conquistas e explorações nos sertões do Mato Grosso e Paraná
Palavras-chave:
Fronteiras, Territórios, Companhia Mate Laranjeira.Resumo
Este texto enfoca descrições e observações sobre empreendimentos nos sertões do Mato Grosso e do Paraná. Aborda a Companhia Mate Larangeira, mostrando a criação e atuação desta empresa, a estruturação e empreendimentos, as concessões nesses dois estados. Traz elementos para subsidiar a análise sobre atividades econômicas em contextos de fronteiras e territórios no final do século XIX e na primeira metade do século XX. Mostra conteúdos de narrativas, destacando características relacionadas a disputas territoriais e exploração extrativista. Mostra a atuação de empreendedores nos países do entorno da Tríplice Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai. Evidencia um contexto em que as fronteiras nacionais foram sendo diluidas nos cotidianos da exploração de riquezas naturais e dos trabalhadores, na circulação de mercadorias e na atuação de empreendedores. As fontes utilizadas são narrativas e relatos de autoridades e de empreendedores. Também, foram utilizados bibliografia e trabalhos monográficos relacionados aos assuntos discutidos. Estas e outras fontes, que serão citadas no decorrer do texto, abordam assuntos variados, como acessos e vias de transporte, potencialidades naturais da hidrografia e da vegetação, atividades e potencialidades econômicas e, em vários momentos, os indivíduos e grupos humanos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GREGORY, V. Fronteiras e territórios: conquistas e explorações nos sertões do Mato Grosso e Paraná. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 6, n. 7, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9168. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Territórios e Territorialidades Fronteiriças
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.