Mística e resistência na fronteira
Palavras-chave:
Mística, Resistência, Romaria da Terra, Itaipu.Resumo
A construção da Hidrelétrica de Itaipu, no oeste do Paraná, gerou inúmeros protestos entre os agricultores pela indenização de suas propriedades que vieram a ser alagadas. Movimentos mediados por entidades religiosas, entre as quais a Igreja Católica e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), foram decisivos no sentido de mitigar os impactos sofridos pelos agricultores em decorrência da construção da barragem. A mística, amparada por fragmentos dos textos bíblicos, serve como inspiração e motivação aos camponeses na luta pela terra. No conflito de Itaipu, a mediação mística adquire uma característica impactante tendo em vista a cultura dos atingidos pela construção da barragem. As metáforas construídas a partir de contextos do Velho Testamento são ressemantizadas nas lutas dos movimentos sociais na contemporaneidade. Um quarto de século após o conflito, a mística do movimento retorna como reminiscência em forma de celebração litúrgica denominada Romaria da Terra.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
VANDERLINDE, T.; VANDERLINDE, J. Mística e resistência na fronteira. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 6, n. 7, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9171. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Territórios e Territorialidades Fronteiriças
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.