A DINÂMICA SOCIOESPACIAL DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU
Palavras-chave:
Dinâmica socioeconômica, Urbanização, Aglomerados subnormais.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a urbanização dos municípios da região Lindeira ao Lago de Itaipu, localizada no Oeste do Estado do Paraná, por meio de suas dinâmicas socioespaciais, estabelecidas a partir da construção da Hidrelétrica da Itaipu. O levantamento e interpretação dos dados econômicos demonstrou que os municípios apresentam diferentes ritmos de desenvolvimento econômico e muitos deles carecem de infraestrutura urbana. Em outras palavras, ao passo que alguns municípios apresentam setores econômicos altamente diversificados e representativos, outros, em contraposição, carecem de maior dinamismo econômico. A respeito do levantamento de dados, recorreu-se a informações do IBGE, Ipardes, materiais informativos de jornais, revistas locais e endereços eletrônicos de órgãos institucionais e governamentais. Às conclusões obtidas, demonstram que os municípios carecem de um maior envolvimento político regional, os quais buscam maior integração que possibilite diminuir tais diferenças.Downloads
Publicado
24-02-2014
Como Citar
GRAFF, V. D. A DINÂMICA SOCIOESPACIAL DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 7, n. 8, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9311. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.