CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA
Palavras-chave:
Índios, Roraima, Política Pública, Educação Indígena, Índios na Cidade.Resumo
Este artigo versa sobre os índios que vivem em zona urbana e têm filhos matriculados nas escolas não indígenas. Os índios do Estado de Roraima têm sido os principais sujeitos na conquista de políticas públicas de Educação Indígena. Atualmente, no Estado, existem escolas públicas indígenas com a presença de professores indígenas e, dentre eles, alguns concursados. Existe, ainda, Curso Superior para professores indígenas. Todas essas conquistas são frutos de um processo histórico-cultural de reivindicação dos próprios indígenas. Mas, quanto aos índios estudando nas escolas urbanas não indígenas, existem políticas públicas que os favoreçam? Quais as estratégias para atendê-los? Antes, é preciso fazer uma análise do processo de conquista das políticas públicas em Educação Indígena pelos índios do Estado de Roraima. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a importância da teoria histórico-cultural dos indígenas do Estado de Roraima, nas conquistas, e os novos desafios das políticas públicas para os indígenas e para os Sistemas de Ensino do Estado de Roraima. O enfoque se desenvolve sobre o prisma das relações entre os indígenas e os órgãos responsáveis pela implementação de políticas públicas no Estado de Roraima.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
LIMA, J. A. da S. CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ESTADO FRONTEIRIÇO DE RORAIMA. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 7, n. 8, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9449. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.