A interdisciplinaridade como eixo da organização do planejamento escolar e da prática docente

Autores

  • Janaína Pereira Pretto Carlesso Centro Universitário Franciscano
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18562
Agências de fomento

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação docente, Ensino.

Resumo

Resumo: O presente estudo objetiva, por meio de um estudo de caso, analisar de que forma o professor da educação básica faz uso da interdisciplinaridade na organização do planejamento escolar e em sua prática em sala de aula. A professora participante é oriunda de uma escola da rede básica de ensino. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista gravada e posteriormente transcrita. A professora entende e relaciona as disciplinas em contexto interdisciplinar no seu fazer docente, ressalta a importância da relação de troca entre os acadêmicos apontando a necessidade da integração da escola com a universidade. Uma rede de apoio e suporte técnico entre as escolas da rede pública e as universidades - principalmente dos programas de pós-graduação por meio de grupos de pesquisa e estudos com caráter interdisciplinar - é uma possibilidade de qualificação profissional do professor.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Formação docente; Ensino.

 

The interdisciplinarity as an axis of the organization of school planning and teaching practice

Abstract: The present study aims to verify if the teacher of basic education makes use of the interdisciplinarity in the organization of the school planning and in its practice in the classroom through a case study. The participating teacher comes from a school in the basic education system. For data collection, an interview was performed that averaged 30 minutes duration. The interview was recorded and later transcribed. The teacher in her speech understands and relates the disciplines in an interdisciplinary context in her teaching. It emphasizes the importance of the exchange relationship between the academics pointing out the necessity of the integration of the school with the university. A network of support and technical support between the schools of the public basic education and the universities, mainly of the graduate programs through research groups and studies with an interdisciplinary character is a possible possibility of professional qualification of the teacher.

Keywords: Interdisciplinarity. Teacher training. Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, D. A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, I. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 2013. s.p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BOCHKNIACK, R. Interdisciplinaridade. 1998.Disponível em: . Acesso em: 31 mai.2017.

BATISTA, R.G. S eT.al. A Interdisciplinaridade na Formação de Professores: o caso de um Curso de Licenciatura em Física com ênfase ambiental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 3, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2012. p. 1-12.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 10. ed. Brasília, Distrito Federal: Editora FTD, 2000.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.

FAZENDA, I. Práticas interdisciplinares na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FONSECA, L. M. B. et al. A interdisciplinaridade e o trabalho docente: uma perspectiva dialógica nos anos iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2015. p. 7593-7610.

GADOTTI, M. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987.

KLEIMAN, Â.B; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1 v. 1, p. 1-25, 2005.

LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, M.C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

NÓVOA, A. Concepções e práticas de formação contínua de professores. IN: NÓVOA, A. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. s.p.

NÓVOA, A.(org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PÉREZ, D. G. Formação continuada de professores de Ciências: no âmbito ibero-americano. Campinas: Autores associados, 1996.

RIBEIRO, E. A. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá, n. 4, p.129-148, mai. 2008.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.39, p.545-554, set./dez. 2008.

TOMAZETTI, E. Estrutura conceitual para uma abordagem do significado da interdisciplinaridade: um estudo crítico. UFSM, n. 10, p. 1-43, 1998.

VEIGA-NETO, A. J. Produção e construção do conhecimento nas diferentes disciplinas - a problemática a interdisciplinaridade. In:ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 7, 1994, Goiânia. Anais... Goiânia, 1994. s.p.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

CARLESSO, J. P. P.; NETO, L. C. B. de T. A interdisciplinaridade como eixo da organização do planejamento escolar e da prática docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 123–132, 2017. DOI: 10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18562. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18562. Acesso em: 3 nov. 2024.