Uma avaliação da percepção dos professores de ciências frente às políticas de avaliação e de responsabilização no brasil
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18566Palavras-chave:
Políticas educacionais, Avaliação, Responsabilização, Professores de ciências.Resumo
Resumo: As concepções neoliberais das últimas décadas trouxeram reorganizações na gestão de políticas sociais, em geral, e de educação, em particular. Neste contexto surgiram políticas de privatização, de municipalização, de qualidade total, de avaliação em larga escala (ALE) e de responsabilização, entre outras. Essas duas últimas já estão bem difundidas no Brasil, causando limitações e consequências, mesmo que não intencionais, para o Ensino de Ciências, à medida que o foco dessas ALE está centrado nas áreas de Português e Matemática. Este estudo identifica e analisa a percepção de um grupo de professores de Ciências do Ensino Fundamental, ciclo final, sobre essas políticas de ALE na região do grande ABC Paulista, uma das áreas do Brasil que apresenta altos índices sociais e econômicos. Entrevistas e análise documental foram utilizadas para coletar dados em um estudo de caso com a participação de 49 professores, que expressaram suas percepções frente a esta situação posta. Os dados revelaram que a busca por melhores posições nos indicadores de desempenho em nível nacional, (IDEB), ou estadual (IDESP) têm induzido os sistemas educacionais e os gestores escolares a valorizarem mais as disciplinas de Português e Matemática, endereçando mais recursos a essas áreas, pois uma colocação adequada nesses indicadores significa que a escola será mais valorizada e reconhecida perante à comunidade. Esses resultados podem possibilitar reflexões entre as autoridades políticas e educacionais e entre os gestores escolares. Esses dados também podem ser utilizados no contexto da universidade, na formação inicial e continuada de docente.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Avaliação; Responsabilização; Professores de ciências.
An evaluation of science teacher’s perception before the evaluation and responsibility policies in brazil
Abstract: The neoliberal conceptions of the last decades have brought about reorganizations in the management of social policies, in general, and of education, in particular. In this context, privatization, municipalization, total quality, large-scale evaluation (LSA) and accountability policies emerged. These last two are already well-known in Brazil, causing limitations, and even unintentional consequences, for Science Teaching, as the focus of these LSA is centered in the areas of Portuguese and Mathematics. This study identifies and analyzes science teachers’ perception (group from Elementary School, final cycle), on these LSA policies in the region of the great ABC Paulista, one of the Brazilian areas that presents high social and economic indexes. Interviews and documentary analysis were used to collect data in a case study with Science teachers (N=49), who expressed their perceptions regarding this situation. The data revealed that the search for better positions in national (IDEB) or state (IDESP) performance indicators has induced educational systems and school managements to value much more Portuguese and Mathematics subjects, using (sending) more resources to these areas, since an adequate placement in these indicators means that school will be much more valued and recognized by its community. These results can enable reflections among political and educational authorities and school managers. These data can also be used in the context of the university, in pre and in-service teacher education.
Keywords: Educational policies; Evaluation; Accountability; Science teachers.
Downloads
Referências
BAUER, A. Estudos sobre Sistemas de Avaliação Educacional. Rev. @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, p.7-31, 2012.
BAUER, A. Limites, desafios e possibilidades das avaliações de sistemas educacionais: contribuições do ciclo de debates para as políticas de avaliação. In: BAUER, A.; GATTI, B. A.; TAVARES, M. R. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 281-294.
BAUER, A; PIMENTA, C. O.; HORTA NETO, J. L.; SOUSA, Z. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 62, p. 326-352, 2015.
BAUER, A.; ALAVARSE, O. M. e OLIVEIRA, R. P. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1367-1382, dez., 2015.
BONAMINO, A. C. de. Avaliação educacional no Brasil 25 anos depois: onde estamos? In: BAUER, A.; GATTI, B. A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 43-60.
BROOKE, N. P.; CUNHA, M. A.; FALEIROS, M. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados: relatório final. Belo Horizonte: Game/UFMG; Fundação Victor Civita, 2011.
DORN, S. Accountability Frankenstein: Understanding and taming the monster. Charlotte, NC: Information Age Publishing. 2007.
DOW, A. Exploring the current state of grades 4 to 8 science education in Ontario. 2015. 195 f. Masters dissertation (Master of Education) - Faculty of Education, Brock University, St. Catharines, 2015. Available at: <http://dr.library.brocku.ca/handle/10464/6983?show=full. Acesso em: 12 abril 2016>. Retrieved in: 19 dec. 2017.
EURYDICE. National testing of pupils in Europe: Objectives, organisation and use of results. Education, Audiovisual and Culture Executive Agency, European Commission, 2009.
FAZIO, X.; KARROW, D. D. Science Takes a Back Seat: An unintended consequence of prioritizing literacy and numeracy achievement. 2014. Available at: <http://www.cea-ace.ca/education-canada/article/science-takes-back-seat>. Retrieved in: 11 jan. 2015.
FREITAS, L. Caminhos da avaliação de sistemas educacionais no Brasil: o embate entre a cultura da auditoria e a cultura da avaliação. In: BAUER, A.; GATTI, B. A.; TAVARES, M. R. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origens e pressupostos. Florianópolis: Insular, 2013. p. 147-176.
GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Educational policies and Science education in Brazil: a case study. European Science Education Research Association, Helsinki, p. 1-6. 2015.
IAIES, G. Evaluar las evaluaciones. In: UNESCO. Evaluar las evaluaciones: una mirada política acerca de las evaluaciones de la calidad educativa. Buenos Aires: IIPE; Unesco, 2003. p. 15-36.
MADAUS, G.; RUSSELL, M.; HIGGINS, J. The paradoxes of high stakes testing: how they affect students, their parents, teachers, principals, schools, and society. Charlotte: Information Age, 2009.
MONS, N. Theoretical and real effects of standardised assessment. EACEA; Eurydice, 2009.
OBSERVATÓRIO da Educação do Grande ABC. Relatório do primeiro trimestre. Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 2016.
RAVITCH, D. The death and life of the great American school system: how testing and choice are undermining education. New York: Basic Books, 2010.
SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica. Portaria do Ministério da Educação, nº 1.795 de 1994. O inciso 1. Portaria nº 1.795, de 27 de dezembro de 1994.
SONGER, N. B.; RUIZ-PRIMO, M. A. Assessment and science education: Our essential new priority? Journal of Research in Science Teaching, v. 49, n. 6, p. 683-690, 2012.
SOUSA, S. Z. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do Estado brasileiro: interface de experiências estaduais e municipais de avaliação da educação básica com iniciativas do governo federal. In: BAUER, A.; GATTI, B. A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 61- 85.
TAVARES, P. A.; CAMELO, R. S.; KASMIRSKI, P. R. A falta faz falta? Um estudo sobre o absenteísmo dos professores da rede estadual paulista de ensino e seus efeitos sobre o desempenho escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 2009. Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 2009. p. 1-19. Disponível em: <http://www.anpec.org.br/encontro2009/inscricao.on/arquivos/000-c501f661ab69e4d7dd363fd19713be26.pdf > Acesso em: 11 nov. 2016.
TEDESCO, J. C. Prólogo. In: UNESCO. Evaluar las evaluaciones: una mirada política acerca de las evaluaciones de la calidad educativa. Buenos Aires: IIPE/Unesco, 2003. p. 11-14.
YIN, R. Aplications of case study research. Thousand Oaks: SAGE Publications. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REBECEM - Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.