Atividades de divulgação científica sobre exoplanetas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26865
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Astronomia, Ensino de Física, Divulgação da Ciência, Detecção de Exoplanetas.

Resumo

Resumo: Este trabalho investigou os resultados e impactos de atividades de divulgação científica sobre a ciência dos exoplanetas, ocorridas em 2018, junto a alunos de quatro escolas de educação básica situadas em municípios do litoral norte paulista. Essas ações permitiram que os alunos adquirissem melhor compreensão acerca dos conceitos apresentados sobre exoplanetas e procuraram incentivar o aprofundamento no estudo de áreas da astronomia. Para a elaboração das apresentações estudou-se tanto o estado atual dos conhecimentos científicos sobre exoplanetas, quanto o modo como o trabalho didático com temas de astronomia pode ser efetuado a alunos dos ensinos fundamental e médio. Nas apresentações foram usados diferentes recursos que procuraram tornar mais compreensíveis os conceitos científicos envolvidos e as técnicas de detecção de exoplanetas. Em particular, considerou-se o caráter interdisciplinar da ciência dos exoplanetas, bem como, conhecimentos relacionados à história da astronomia.

Palavras-chave: Astronomia; Ensino de Física; Divulgação da Ciência; Detecção de Exoplanetas.

 

Scientific dissemination activities on exoplanets

Abstract: This work investigated the results and impacts of scientific dissemination activities on the science of exoplanets, which took place in 2018, with students from four schools of basic education located in municipalities on the north coast of São Paulo. These actions allowed students to gain a better understanding of the concepts presented about exoplanets and sought to encourage further study in areas of astronomy. For the elaboration of the presentations, it was studied both the current state of the existing scientific knowledge about exoplanets, as well as the way the didactic work with astronomy themes can be carried out with elementary and high school students. In the presentations, different resources were used to make the scientific concepts involved and the techniques for detecting exoplanets more understandable. In particular, the presentations considered the interdisciplinary nature of the science of exoplanets, as well as knowledge related to the history of astronomy.

Keywords: Astronomy; Physics Teaching; Dissemination of Science; Exoplanet Detection.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ryan Nepomuceno Montemor, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixceira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Licenciado e bacharel em Física pela UNICAMP (1984).

Licenciado e bacharel em História pela USP (2000).

Mestre em Física pela USP (1988).

Doutor em Física pela USP (1996).

Professor Titutlar do IFSP-Caraguatatuba.

Referências

AGUILAR, D. A.; PULLIAM; C. At Least One in Six Stars Has an Earth-sized Planet. Center for Astrophysics, 2013. Disponível em: <https://www.cfa.harvard.edu/news/2013-01>. Acesso em: 5 jan. 2021.

AKESON, R. L. The NASA Exoplanet Archive: Data and Tools for Exoplanet Research. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, v. 125, p. 989-999, August 2013. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1086/672273/pdf>. Acesso em: 3 jan. 2021.

ALMEIDA, L. de. Estudo da topologia de microlentes gravitacionais e a descoberta de exoplanetas do tipo Terra na zona habitável. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Departamento de Física Teórica e Experimental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23146/1/LeandroDeAlmeida_DISSERT.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.

AMORIM, R. G. G.; SANTOS, W. C. Calculation of mass and orbital data of exoplanets by Doppler method. Revista Brasileira de Ensino de Física [online], v. 39, n. 1, e1310, 2017.

ANDRADE, M. H. de. Exoplanetas como tópico de Astronomia motivador e inovador para o ensino de Física no ensino médio. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70396/000877205.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 jul. 2021.

ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BANKS; T.; RHODES; M. D.; BUDDING, E. An Update on the Student Exoplanet Programme. ArXiv, 2020. Disponível em: <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2006/2006.09552.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2021.

BARROSO, R. R.; OLIVEIRA, A. L. de; JESUS, V. L. de. Simulação da detecção de exoplanetas pelo método do trânsito utilizando o pêndulo cônico e o smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física [online], v. 42, e20200161, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0161>. Acesso em: 6 jan. 2021.

BRUNO, G. Sobre o infinito, o universo e os mundos: Os pensadores - Buno, Galileu, Campanella. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

CARNEIRO, D. L. C. M.; LONGHINI, M. D. Divulgação científica: as representações sociais de pesquisadores brasileiros que atuam no campo da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, São Carlos, n. 20, p. 7-35, 2015.

DELLA-ROSE, D.; CARLSON, R.; HARPE, K. de L.; NOVOTNY, S.; POLSGROVE, D. Exoplanet Science in the Classroom: Learning Activities for an Introductory Physics Course. The Physics Teacher, v. 56, p. 170-173, 2018.

FISCHER, D.; LUNINE, J.L.; HAMMEL, H.; HENNING, T.; HILLENBRAND, L.; KASTING, J.; LAUGHLIN, G.; MACINTOSH, B.; MARLEY, M.; MELNICK, G.; MONET, D.; NOECKER, C.; PEALE, S.; QUIRRENBACH, A.; SEAGER, S.; WINN, J. Worlds Beyond: A Strategy for the Detection and Characterization of Exoplanets. ArXiv, 2010. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/0808.2754.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2021.

GEORGE, S. J. Extrasolar Planets in the Classroom. ArXiv, 2011. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/1103.5690.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2021.

GOULD, R. R.; SUNBURY, S.; KRUMHANSL, R. Using online telescopes to explore exoplanets from the physics classroom. American Journal of Physics, San Francisco, v. 80, n. 5, p. 445-451, 2012.

HAN, E.; WANG, S. X.; WRIGHT, J. T.; FENG, Y. K.; ZHAO, M.; FAKHOURI, O.; BROWN, J. I.; HANCOCK, C. Exoplanet Orbit Database. II. Updates to Exoplanets.org. Publications of the Astronomical Society of the Pacific, v. 126, p. 827–837, September 2014. Disponível em: <https://iopscience.iop.org/article/10.1086/678447/pdf>. Acesso em: 2 jan. 2021.

IANINI, A. M. N.; FARES, D. C.; BIZERRA, A.; MARANDINO, M. Pesquisa em divulgação científica: um levantamento de referenciais teóricos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis. Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)... Florianópolis: ABRAPEC, 2007, p. 1-12. Disponível em: <http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2012/10/Divulg_cient_teorico_2007.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021.

LINCOWSKI, A. P.; LUSTIG-YAEGER, J.; MEADOWS, V. S. Observing Isotopologue Bands in Terrestrial Exoplanet Atmospheres with the James Webb Space Telescope: Implications for Identifying Past Atmospheric and Ocean Loss. The Astronomical Journal, v. 158, n. 1, p. 1-26, 2019.

LOPRESTO, M. C.; MCKAY, R. An introductory physics exercise using real extrasolar planet data. Physics Education, v. 40, n. 1, p. 46-50, 2005.

MANDELL, M. Physics experiments for children. New York: Dover Publications, 2013.

MARCELINO, J. Observação direta de Exoplanetas. 2019. Disponível em: <http://planeta.rio/observacao-direta-de-exoplanetas/>. Acesso em: 27 jan. 2021.

MARRANGHELLO, G. F.; FALCÃO, J. V.; AVEIRO, T. L. B.; LUCAS, W. M. O uso do smartphone para a simulação do método de trânsito em sala de aula. Física na Escola, v. 18, n. 1, p. 9-13, 2020. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol18-Num1/FnE-18-1-190505.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2021.

MAYOR, M.; QUELOZ, D. A Jupiter-mass companion to a solar-type star. Nature, v. 378, n. 6555, p. 355-359, 1995.

MCCONNELL, N. J.; MEDLING, A. M.; STRUBBE, L. E.; MOTH, P.; MONTGOMERY, R. M.; RASCHKE, L. M.; HUNTER, L.; GOZA, B. A College-Level Inquiry-Based Laboratory Activity on Transiting Planets. ArXiv, 2012. Disponível em: <https://arxiv.org/pdf/1009.3940.pdf>. Acesso em 2 jan. 2021.

NASA. Life n Earth … and elsewhere? Astrobiology in your classroom. 2006. Disponível em: <https://astrobiology.nasa.gov/nai/media/medialibrary/2013/10/Astrobiology-Educator-Guide-2007.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021.

OLIVEIRA, G. L. de. Panorama das pesquisas sobre divulgação científica / popularização da ciência no Brasil. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, 2015. Disponível em: <https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000010810.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2021.

PERRYMAN, M. The Exoplanet Handbook. 2. ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2018.

SCHNEIDER, J.; DEDIEU, C.; SIDANER, P. L.; SAVALLE, R.; ZOLOTUKHIN, I. Defining and cataloging exoplanets: the exoplanet.eu database. Astronomy & Astrophysics, v. 532, A79, p. 1-13, 2011. Disponível em: <https://www.aanda.org/articles/aa/pdf/2011/08/aa16713-11.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2021.

SIEMSEN, G. H.; LORENZETTI, L. O ensino de astronomia e a alfabetização científica e tecnológica: uma abordagem no ensino médio. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 14, n. 28, p. 137-151, 2020. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1991>. Acesso em: 28 jan. 2021.

STRUVE, O. Proposal for a project of high-precision stellar radial velocity work. The Observatory (Provided by the NASA Astrophysics Data System), v. 72, p. 199-200, 1952.

TEIXEIRA, M. A. Ferramentas da astroestatística para o estudo da velocidade radial estelar. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Departamento de Física Teórica e Experimental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21587/1/MarcioAssuncaoTeixeira_DISSERT.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2021.

WOLSZCZAN, A.; FRAIL, D. A. A planetary system around the millisecond pulsar PSR1257 + 12. Nature, v. 355, p. 145-147, 1992.

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

MONTEMOR, R. N.; TEIXCEIRA, R. R. P. Atividades de divulgação científica sobre exoplanetas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 445–460, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.26865. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/26865. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência