Contribuições das pesquisas em ensino de ciências e matemática atinentes à produção escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.27241
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Produção escrita, pesquisas acadêmicas, Ensino de Ciências e Matemática.

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico, com a intenção de conhecer as investigações atinentes à produção escrita (PE) presentes em trabalhos acadêmicos da área de Ensino de Ciências e Matemática. Com o intuito de identificar em que contexto de investigação a produção escrita foi empregada e como os autores desses trabalhos compreendem o termo produção escrita, utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo para selecionar e analisar 65 Dissertações e 17 Teses. Como resultados, evidenciamos que as pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática utilizaram a produção escrita como instrumento de aprendizagem ou como instrumento formativo, uma vez que objetivaram investigar os conhecimentos mobilizados pelos sujeitos que realizaram a PE ou estiveram relacionadas à aprendizagem docente dos sujeitos que analisaram ou realizaram a PE. Constatamos, também, que a produção escrita apresentada nesses trabalhos acadêmicos consistiu em registros escritos, desenhos, representações geométricas, colagens e resoluções matemáticas.

Palavras-chave: Produção escrita; Pesquisas acadêmicas; Ensino de Ciências e Matemática.

 

Contributions of research in science and mathematics teaching related to writtten production

Abstract: In this article, we present results of a bibliographic research with the intention of knowing the investigations related to the written production in academic research in the area of Science and Mathematics Teaching. In order to identify in which research context was employed the written production and how the authors of these works understood written production, we used the methodological procedures of Content Analysis to select and analyze 65 Dissertations and 17 Theses. As a result, we found that research in Science and Mathematics Teaching used written production as a learning tool or as a training tool, since they investigated the knowledge mobilized by the subjects who carried out the written production, or were related to the teaching learning of the subjects who analyzed or carried out the written production. We also verified that the written production presented in these academic works consisted of written records, drawings, geometric representations, collages and mathematical resolutions.

Keywords: Written production; Academic research; Science and Mathematics Teaching.

 

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Biografia do Autor

Jeferson Ferreti Ribas, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brasil

Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Departamento de Química

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

RIBAS, J. F.; BROIETTI, F. C. D. Contribuições das pesquisas em ensino de ciências e matemática atinentes à produção escrita. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 344–380, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.2.27241. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27241. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa