Practical classes in botanics teaching for the initial training of natural science teachers
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.27657Keywords:
Science teaching; Teaching botany; Practical classes; Initial formationAbstract
This work aimed to structure practical classes for the Teaching of Botany, aiming to collaborate with the scientific deepening of science graduates about the content "plant diversity". The research is classified as qualitative and descriptive, in which two practical classes were structured and analyzed for undergraduates in Natural Sciences at the Federal University of Vale do São Francisco -Univasf, Serra da Capivara campus. The first practical class was about Bryophytes and the second about Pteridophytes, these classes had the purpose of detailing the morphological structures, the life cycle and the ecological importance of each group studied. Data analysis took place through the perception of these subjects from questionnaires, considering the following categories: Resources and Application; Objective; Expectations and Extrapolation. Therefore, the perceptions of these undergraduates helped us to understand how practical classes can encourage a more dynamic and interesting teaching of Botany.
Downloads
References
BONADIO, L. C. Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências. 2021. (40f.) Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bauru, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 > Acesso em 02 fev.2022.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Brasília, 2019. Disponível em <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CNE-CEB-002-2019-12-20.pdf.> Acesso em 02 fev.2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FONSECA, L. R.; RAMOS, P. Ensino de botânica na licenciatura em ciências biológicas de uma universidade pública do rio de janeiro: contribuições dos professores do ensino superior. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, n. e11387, p. 1-23, 2018.
GOMES, J. V. A. A. Formação docente e ensino de botânica: reflexões além de uma análise documental. 2021. (39f.) Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021.
GOULART, A. T. A impotência da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião. Minas Gerais, v. 2, n. 4, p. 60-73, 2004.
SANTOS, C. R.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; SILVA, L. B.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?, ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.
MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino Fundamental: Dificuldades e Desafios. Sciencia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p. 1-8, 2012.
MORAIS, C. S; SIMÕES NETO, J. E; FERREIRA, H. S. Oficina pedagógica de aprendizagem: Uma proposta de ferramenta didática para museus de Ciências. REnCiMa, Cruzeiro do Sul, v. 10, n. 3, p. 204-222, 2019.
NASCIMENTO, B. M.; DONATO, A. M.; SIQUEIRA, A. E.; BARROSO, C. B.; SOUZA, A. C. T.; LACERDA, S. M.; BORIM, D. C. D. E. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017.
NICOLA, J. M.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form, Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
NUNES, J. A.; SILVA, M. A. B.; MANTESCO, D. V.; NASCIMENTO, N. M. C.; SILVA REIS, J. S. Ensino em botânica como ferramenta para iniciação a docência. SAPIENS - Revista de divulgação cientifica – UEMG, Carangola, v. 1, n. 2, p. 1-16, out. 2019.
PILETTI, C. (Org.). Didática especial. 6.ed. São Paulo: Ática S. A, 1988.
RESES, G. L. N. Didática e Avaliação no Ensino de Ciências Biológicas. 6 ed. Indaial: UNIASSELVI, 2010.
RONQUI, L.; SOUZA, M. R.; FREITAS, F. J. C. A importância das atividades práticas na área de biologia. Revista científica da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED. Cacoal, v. 1, p. 1-9, 2009. Disponível em: < https://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/8ffe7dd07b3dd05b4628519d0e554f12.pdf.>. Acesso em: 02 de jan.2022.
SANTOS, C. R.; SILVA, L. B.; MOREIRA, L. S.; LAURIANO, M. P.; CORTE, V. B. O Ensino de botânica na formação de professores de biologia: por que é urgente reformular teoria e prática?. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1-22, 2021.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. "Mas de que te serve saber botânica?". Estud. av., São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016.
SILVA, M. M.; BARROS, I. O. Briófitas e Pteridófitas: A perspectiva do aluno do sétimo ano do Ensino Fundamental de Jaguaribe-CE. Conex. Ci. E, Tecnol, Fortaleza, v. 11, n. 6, p. 36-44, 2017.
SOUZA, A. C. A Experimentação no Ensino de Ciências: importância das aulas práticas no processo ensino aprendizagem. 2013. (33f.). Monografia de especialização (Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4718/1/MD_EDUMTE_II_2012_20.pdf>. Acesso em: 03 de fev. 2022
SOGA, D.; PAIVA, R. D.; UENO-GUIMARÃES, M. H.; MURAMATSU, M. Um microscópio caseiro simplificado. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 1-7, 2017.
TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção dos licenciandos sobre o “ensino de botânica da educação básica”. Revista da SBenBio, São Paulo, v. 3, p.1603-12, 2010.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados. São Paulo, v. 32, n. 94, p. 8-11, 2018.
VIDAL, A. C. N; MARTINEZ, M. L. S.; IVANE ALMEIDA DUVOISIN, I. A. Recursos didáticos no ensino de ciências: possibilidades e desafios. 2017. (67f.). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências EaD) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.