O uso do disco de frações: uma experiência com operações sobre frações com uma aluna do 6° ano no município de Canaã dos Carajás – PA

Autores

  • Itamar dos Santos Fonseca
  • Antônio de Oliveira Marques
  • Mauro Sérgio Santos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28518

Resumo

Diante do momento que a educação vivencia, devido à Pandemia de covid-19, da maneira que teve que adaptar o ensino ao isolamento social. Este trabalho foi elaborado por dois estudantes do 4° ano do curso de Matemática da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O objetivo foi auxiliar o aprendizado de uma aluna do ensino fundamental II no município de Canaã dos Carajás - PA. O assunto abordado por este relato é o manuseio do disco de frações. Para vários estudiosos, o manuseio de materiais concretos pode aproximar os alunos do saber matemático e criar uma relação de aprendizagem eficaz. A ministração do conteúdo ocorreu em dois momentos, presencialmente e na residência da aluna. No primeiro momento, houve a explicação do assunto em um quadro branco e, no segundo, foi trabalhado o conteúdo com o auxílio do disco. Ao final de cada aula foi aplicado um questionário de 25 questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, O. M.; MACÊDO, E. S.; MENDES, I. A. Matemática em atividades, jogos e desafios: Para os anos finais do ensino fundamental. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional comum curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 jan 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1997. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametros-curriculares-nacionais-documento-completo-atualizado-e-interativo>. Acesso em: 13 jan. 2021.

DANTE, L. R. Teláris Matemática 6° ano: ensino fundamental, anos finais. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2018.

GIOVANNI-JUNIOR, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática. (Coleção do 6ª ao 9ªano do Ensino Fundamental). 4ª ed. São Paulo: FTD, 2018.

LUCIANO, K. M. F. O uso de Material Concreto no Ensino e Aprendizagem da Matemática. Cadernos do IME - Série Matemática, Rio de Janeiro, v. 11, n° 1 p. 01 -17, 2017. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat/index>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MARCIANO, E.Como simplificar Frações. 2020. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/como-simplificar-fracoes/. Acesso em: 23 jan. 2021.

NOVELLO, T. P.; SILVEIRA, D. S.; LUZ, V. S.; COPELLO, G. B.; LAURINO, D. P. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9. 2009. Curitiba: Anais… Curitiba: PUCPR, 2009. p. 10730 – 10739. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/handle/1/1014>. Acesso em: 22 jan. 2021.

PIAGET, J. O nascimento da Inteligência na criança. Tradução Álvaro Cabral. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

DOS SANTOS FONSECA, I.; DE OLIVEIRA MARQUES, A. .; SANTOS DE OLIVEIRA, M. S. O uso do disco de frações: uma experiência com operações sobre frações com uma aluna do 6° ano no município de Canaã dos Carajás – PA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 657–672, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28518. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28518. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência