Resumo de tese

o método cognitivo-histórico e o ensino de Física mediado por epistemologias

Autores

  • Paola Jardim Cauduro Instituto Estadual Padre Caetano

Resumo

Esse texto objetiva fazer a apresentação da tese de doutorado intitulada “O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por Epistemologias”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, defendida em 2017. A pesquisa foi desenvolvida pela autora deste texto e orientada pelo professor Everton Lüdke. Em 2018, a tese recebeu a Menção Honrosa no Prêmio CAPES, de Tese da área de Ensino.

A tese em tela foi dividida em seis capítulos. No Capítulo 1, Introdução, apresenta a justificativa, o problema de pesquisa, os objetivos e o referencial teórico estudado. O Capítulo 2, Desenvolvimento, apresenta a revisão bibliográfica, a metodologia utilizada, os procedimentos de coleta dos dados, os participantes da pesquisa e a proposta metodológica da gestão dos aprendizados. No Capítulo 3 são apresentados os resultados das atividades e dos questionários de investigação. Os Capítulos 4 e 5 apresentam as discussões e as conclusões, respectivamente. Finalmente, no Capítulo 6 estão presentes as referências bibliográficas utilizadas no estudo.

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Biografia do Autor

Paola Jardim Cauduro, Instituto Estadual Padre Caetano

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Instituto Estadual Padre Caetano.

Referências

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CAUDURO, P. J. O Método Cognitivo-histórico e o Ensino de Física mediado por Epistemologias. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Química da Vida e Saúde). Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

CAUDURO, P. J. Resumo de tese: o método cognitivo-histórico e o ensino de Física mediado por epistemologias. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 311–319, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28811. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Resumos