Resenha do livro intitulado de "Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas”

Autores

Resumo

O livro, Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas, organizado por Anna Paula de Avelar Brito Lima, Iranete Maria da Silva Lima, Lucia de Fátima Araújo e Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, é fruto do grupo de pesquisa: fenômenos didáticos na classe de matemática, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde o ano de 2004.

Esse livro foi baseado na análise de duas aulas da disciplina de matemática, conduzida pela professora dona Rosa (pseudônimo), especificamente quando integrava o conteúdo de equações do primeiro grau, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Pesqueira, estado de Pernambuco. As aulas foram gravadas, transcritas e analisadas, resultando em seis capítulos. Para refletir sobre os seis capítulos, esta resenha debateu cada capítulo individualmente e, posteriormente, articulou-os. Essa organização evita uma leitura densa ou repetitiva.

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Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco- UPE/ Campus Mata Norte. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros- FADIMAB. Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica- UFPE.

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F. Resenha do livro intitulado de "Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas” . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 304–310, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28812. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Resumos