A transposição didática no âmbito do saber ensinado

reflexão sobre o ensino a partir da série Anne with an e

Autores

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ensino de Ciências

Resumo

Esta pesquisa analisou o processo de transposição didática no âmbito do saber ensinado nas cenas da série televisiva Anne with an E. Da trama, coube selecionar a exposição de dois paradigmas educacionais: um pautado na educação tradicional conservadora; outro por estratégias inovadoras. Problematizou qual o melhor modo de se fazer a transposição didática dos conteúdos curriculares no ensino de Ciências. A abordagem metodológica foi a qualitativa e documental. A relação entre as cenas da série e o saber ensinado permitiu discussões em torno de como os conteúdos são abordados em sala de aula, como o aluno é incluído ou excluído em um sistema escolar, e a imposição de atividades e conteúdos não contextualizados e fragmentados. A pressuposição foi considerar as metodologias que instiguem a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes, contribuindo para o posicionamento reflexivo e crítico em relação ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas repercussões à sociedade.

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Biografia do Autor

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possuo graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente sou professor Associado II no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências, atuando nos seguintes temas: consultoria de impacto tecnológico, mediação de tecnologia, Ensino Superior e a Escola Básica, didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Atuo com a investigação de processos de ensino-aprendizagem envolvendo: relações entre a arte e as ciências naturais, filosofia da ciência e da tecnologia, história e filosofia das ciências naturais, teorias de aprendizagem e praticas educativas envolvendo ciências naturais e as TIC.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e especialização em Biologia Animal e Saúde (2007) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI). Mestre em Biologia Evolutiva (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória. Linhas de pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque CTS; TDIC e análise de livros didáticos. 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharel em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), doutora em Educação Científica e Tecnológica (2007) pela UFSC. Professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT como voluntária, conforme Termo de Adesão n2 001/2019 - PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO DE PESQUISADOR OU EXTENSIONISTA DA UTFPR. Editora da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de Educação Tecnológica e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação tecnológica, Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS, ensino de ciências, formação continuada de professores e empreendedorismo. Exerceu cargo de coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e do Hotel Tecnológico (PROEM) e também como Assessora da DIREC do campus de Ponta Grossa da UTFPR de 2008 à 2013. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR Câmpus Ponta Grossa (2013-2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 de 2017-2020. 

Referências

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Publicado

26-08-2022

Como Citar

GROSSKLAUS, S. T.; MIQUELIN, A. F. .; MACHADO, C. J. .; SILVEIRA, R. M. C. F. . A transposição didática no âmbito do saber ensinado: reflexão sobre o ensino a partir da série Anne with an e. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 147–174, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29112. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos