Educação Matemática e a Pós-Graduação

uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773

Palavras-chave:

Educação Matemática; Mestrado; Área 46

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença da Educação Matemática nos atuais cursos de mestrado da Área 46 da CAPES, no contexto brasileiro. A pesquisa, de natureza quantitativa, do tipo levantamento, analisou 67 documentos coletados da Plataforma Sucupira. As análises dos dados revelaram: que os cursos mais antigos iniciaram suas atividades em 1998 na região Sudeste, sendo que a região mais tardia foi a Centro-Oeste; há um predomínio, e, em algumas regiões a exclusividade, da atuação da esfera pública quanto à dependência administrativa; o equilíbrio do número de cursos entre a modalidade acadêmica e profissional, ou a superioridade do primeiro em relação   ao segundo em algumas regiões; o equilíbrio em todas as regiões da expressão ‘Ensino de Matemática’ e ‘Educação Matemática’ nos títulos dos cursos; e grandes desafios no que se refere ao acesso e permanência em tais cursos, considerando a abrangência territorial e populacional que atendem.

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Biografia do Autor

Marceli Behm Goulart, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná.

Maria Tereza Carneiro Soares, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP). Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

GOULART, M. B.; SOARES, M. T. C. Educação Matemática e a Pós-Graduação: uma análise dos cursos de Mestrado da Área 46. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 307–323, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30773. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30773. Acesso em: 27 abr. 2024.