ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR MEIO DO SCRATCH EM ATIVIDADES REMOTAS

Autores

  • Mateus Dauã de Morais UFRGS
  • Rodrigo Dalla Vecchia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.30965

Palavras-chave:

Educação Matemática, Decomposição, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou compreender possíveis entrelaçamentos entre a Matemática e as ações associadas ao Pensamento Computacional. Esta problemática foi conduzida pela seguinte pergunta: como os conceitos matemáticos emergem no processo de Decomposição de problemas, quando estudantes produzem jogos eletrônicos utilizando o software Scratch? Os dados foram produzidos a partir de encontros que, devido às restrições para conter a pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2), aconteceram remotamente com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. Como principal resultado, observamos que o Pensamento Computacional e a Matemática atuam em movimentos complementares na condução dos problemas inerentes ao processo de construção de jogos e que a Decomposição, um dos pilares do Pensamento Computacional, não ocorre de modo direto ou linear, podendo se mostrar de diferentes modos na busca pela solução do problema.

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Biografia do Autor

Mateus Dauã de Morais, UFRGS

Mestre em Ensino de Matemática, UFRGS. SEDUC RS, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. mateusdaua@gmail.com

Rodrigo Dalla Vecchia, UFRGS

Doutor em Educação Matemática, UNESP. UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. rodrigovecchia@gmail.com

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

DE MORAIS, M. D.; DALLA VECCHIA, R. ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR MEIO DO SCRATCH EM ATIVIDADES REMOTAS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.30965. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30965. Acesso em: 14 mar. 2025.