ENTRELAÇAMENTOS ENTRE A MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR MEIO DO SCRATCH EM ATIVIDADES REMOTAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.30965Palavras-chave:
Educação Matemática, Decomposição, Ensino RemotoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou compreender possíveis entrelaçamentos entre a Matemática e as ações associadas ao Pensamento Computacional. Esta problemática foi conduzida pela seguinte pergunta: como os conceitos matemáticos emergem no processo de Decomposição de problemas, quando estudantes produzem jogos eletrônicos utilizando o software Scratch? Os dados foram produzidos a partir de encontros que, devido às restrições para conter a pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2), aconteceram remotamente com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. Como principal resultado, observamos que o Pensamento Computacional e a Matemática atuam em movimentos complementares na condução dos problemas inerentes ao processo de construção de jogos e que a Decomposição, um dos pilares do Pensamento Computacional, não ocorre de modo direto ou linear, podendo se mostrar de diferentes modos na busca pela solução do problema.
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