Desenho universal para aprendizagem e complexidade

uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem, Complexidade, Formação de professores, Matemática

Resumo

Este estudo é uma revisão sistemática que busca identificar se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é mencionado em pesquisas que abordam a complexidade de Edgar Morin na formação de professores que ensinam Matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza buscas na plataforma Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Após a análise dos trabalhos retornados, foram selecionados sete estudos. Embora uma das pesquisas aborde a educação especial/inclusiva, nenhum dos estudos selecionados menciona o DUA, sugerindo que não há pesquisas que tratam da formação de professores de Matemática à luz da complexidade com essa abordagem. Isso indica que o uso do DUA nas práticas pedagógicas pode ser uma área promissora para pesquisas futuras na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heliza Colaço Góes, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação, Instituto Federal do Paraná (IFPR). Curitiba, Paraná.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná.

José Ricardo Dolenga Coelho, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação em Ciência e Matemática, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná.

Paula Fernanda Gomulski Muniz, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná.

Paula Regina Raksa, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná.

Referências

BARBOSA, P.; GUÉRIOS, E. Articulações entre educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento na educação infantil na perspectiva da complexidade. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Barros do Coqueiro, v. 6 n. 2, p. 165-181, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/16012 . Acesso em: 30 abr. 2023.

CAST. Center for Applied Special Technology. Until learning has no limits, 2018. Disponível em: <http://www.cast.org/>. Acesso em: 08 ago. 2022.

COELHO, J. R. D.; GÓES, A. R. T. Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Matemática Debate. Cidade de publicação, v. 5, n. 11, p. 1-26, jan/dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4134. Acesso em: 16 mar. 2023.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção científica. Edição. Porto Alegre: Penso, 2014. (p. 55-70).

DUARTE B. P. R.; GUÉRIOS, E. Brincar, movimentar e fazer matemática na Educação Infantil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, São Pedro, v. 5, n. 1, p.x-x, 2021. Diponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35178. Acesso em: 30 mar. 2023.

GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. (Orgs.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. 1 ed. Paraná: Curitiba, 2022. (p. 25-33).

GUÉRIOS, E. Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32 n. 1, p.x-x, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67393. Acesso em: 12 mar. 2023.

MORIN, E. Epistemologia da Complexidade. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, culturas e subjetividades. Edição. Porto Alegre: Artmed, 1996, (p. 274-286).

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez: Brasília, 2000.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

OLIVEIRA, T. L. F. da F.; BEHRENS, M. A.; PRIGOL, E. L. Formação docente on-line à luz do paradigma da complexidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1888-1902, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13065. Acesso em: 01 abr. 2023.

OLIVEIRA, T. L. Práticas de avaliação do professor de Matemática sob a luz do pensamento complexo. Revista Científica do UBM, Barra Mansa, v. 22, n. 42, p. 12-24, jan. 2020. Disponível em: https://revista.ubm.br/index.php/revistacientifica/article/view/900. Acesso em: 10 abr. 2023.

SANTOS, J. E. B., SILVA, E. da L. As tecnologias e o pensamento complexo de Morin no processo formativo do professor de matemática. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Salgueiro, v. 10, n. 22, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1151. Acesso em: 10 mar. 2023.

SANTOS, T. N.; BRAGA, M. R.; SANTO, E. O. A. Entrelaçamento entre modelagem Matemática e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Liberdade, v. 12, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2948. Acesso em: 15 mar. 2023.

SEBASTIÁN-HEREDERO, E. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira Educação Especial. Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155. Acesso em: 07 abr. 2023.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

GÓES, H. C.; GÓES, A. R. T.; COELHO, J. R. D.; MUNIZ, P. F. G.; RAKSA, P. R. Desenho universal para aprendizagem e complexidade: uma revisão sistemática sobre ensino e aprendizagem de Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 287–306, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30992. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30992. Acesso em: 27 abr. 2024.