Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006Palavras-chave:
Prática Didática, Educação Matemática Inclusiva, Jogos com regras, Desenho UniversalResumo
Este estudo apresenta um jogo de dominó do Sistema Monetário Brasileiro desenvolvido com base nos princípios do Desenho Universal e da abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem. O objetivo é utilizar o jogo como recurso pedagógico para mediar, interagir e intervir no ensino dos conteúdos de Matemática nas salas de aula. O jogo construído foi aplicado em uma turma com 28 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública no município de Araucária/PR, incluindo crianças com necessidades especiais nas aulas de Matemática. Os resultados evidenciaram que o jogo promoveu aulas inclusivas, facilitando a compreensão do conteúdo e incentivando a interação social. A estratégia do jogo demonstrou eficácia no desenvolvimento cognitivo, matemático e social dos estudantes, estimulando a colaboração e o aprendizado significativo. A utilização de recursos acessíveis foi fundamental para garantir a inclusão de todos os estudantes. Essa abordagem tem o potencial de contribuir para uma educação participativa, afetiva e equitativa, oferecendo oportunidades de aprendizado significativo para ao longo da vida.
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