Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Palavras-chave:

Prática Didática, Educação Matemática Inclusiva, Jogos com regras, Desenho Universal

Resumo

Este estudo apresenta um jogo de dominó do Sistema Monetário Brasileiro desenvolvido com base nos princípios do Desenho Universal e da abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem. O objetivo é utilizar o jogo como recurso pedagógico para mediar, interagir e intervir no ensino dos conteúdos de Matemática nas salas de aula. O jogo construído foi aplicado em uma turma com 28 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública no município de Araucária/PR, incluindo crianças com necessidades especiais nas aulas de Matemática. Os resultados evidenciaram que o jogo promoveu aulas inclusivas, facilitando a compreensão do conteúdo e incentivando a interação social. A estratégia do jogo demonstrou eficácia no desenvolvimento cognitivo, matemático e social dos estudantes, estimulando a colaboração e o aprendizado significativo. A utilização de recursos acessíveis foi fundamental para garantir a inclusão de todos os estudantes. Essa abordagem tem o potencial de contribuir para uma educação participativa, afetiva e equitativa, oferecendo oportunidades de aprendizado significativo para ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Universidade Federal do Paraná.

Juarês Jocoski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná.

Júlia Helena Kuroki, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Expressão Gráfica, Universidade Federal do Paraná.

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor. Professor no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná.

Neila Tonin Agranionih, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, ambos na Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

STELLFELD, J. Z. R.; JOCOSKI, J.; KUROKI, J. H.; GÓES, A. R. T.; AGRANIONIH, N. T. Dominó no sistema monetário brasileiro por meio do desenho universal para aprendizagem. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 549–574, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31006. Acesso em: 9 maio. 2024.