Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório

Autores

  • Flavio Lima de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Pamela Emanueli Alves Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017

Palavras-chave:

Educação Matemática, Trajetória Hipotética de Aprendizagem, Ensino Exploratório, Tarefas significativas

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do Ensino Exploratório. A THA foi desenvolvida para estudantes de Engenharia que cursam a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I e visa introduzir o conceito de integral definida para calcular a área de uma região sob uma curva a partir da discussão coletiva de duas tarefas matemáticas. No artigo são apresentadas as duas tarefas que compõem a THA e as análises e discussões geradas a partir da experiência realizada de idealizar uma proposta de ensino na direção do Ensino Exploratório. Acreditamos que a elaboração e exploração dessa THA tem potencial para as aulas de Cálculo I e podem proporcionar um ensino de Matemática significativo para os estudantes de Engenharia.

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Biografia do Autor

Flavio Lima de Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

Pamela Emanueli Alves Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

SOUZA, F. L. de; FERREIRA, P. E. A. Uma proposta de trajetória hipotética de aprendizagem para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva do ensino exploratório. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 634–657, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.31017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31017. Acesso em: 6 maio. 2024.