DIDÁTICA E INTERCURRICULARIDADE: FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31463Palavras-chave:
Metodologia; Currículo; Paradigma; Pedagogia; Epistemologia.Resumo
Este estudo traça um percurso histórico do conceito de Interdisciplinaridade (ID), aprofundando seu significado e propondo uma Pedagogia ID baseada na didática do Ensino de Física através da Filosofia da Física (FF). A pesquisa, de natureza teórica, revisou a literatura sobre o tema, apresentando as correntes analítica e continental da Filosofia da Ciência e os trabalhos de autores como Japiassu (1986), entre outros. A ID e a Transdisciplinaridade emergem como possibilidades para a Física, pois a FF, por ser intencional, questiona os paradigmas e a construção linguística e histórica da ciência e do ensino da Física, como apontam diversos autores. O estudo evidencia a banalização e o uso equivocado do termo Interdisciplinaridade. Por fim, investiga o caso de Feynman (1918-1988) como exemplo de aplicação da ID ao ensino da Física, propondo-o como um recurso metodológico para desenvolver habilidades interdisciplinares.
Downloads
Referências
BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble, La Pensée Sauvage, 1998.
CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.
FAZENDA. I. C. A. Aquisição de uma formação Interdisciplinar de professores. In:FAZENDA (Org). Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Editora Papirus, 13° ed, 2008, p. 07-11.
FEYNMAN, R, P. Lições de Física vol 01. Porto Alegre: Editora Bookman, 2008.
FRANCISCO JR, W. E. Educação Anti-Racista: Reflexões e contribuições possíveis do Ensino de Ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, São Paulo: Bauru, v. 14, n. 03, 2008, p. 397-416.
FREITAG, B. A Teoria Crítica ontem e hoje. 2 ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
GENOVESE, C. L. C. R; GENOVESE, L. G. R; CARVALHO, W. L. P. Questões Sócio
Científicas, origens, características, perspectiva e possibilidades de implementação no
Ensino de Ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Educação
em Ciências e Matemática, Unigranrio, v. 5, n. 34, jul./dez 2019. p. 5-17.
GIROUX, H. Teoria Crítica e resistência na Educação. 1 ed., Editora Vozes. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1986, p. 09.
HUSSERL. E. Investigações Lógicas - Sexta investigação: Elementos de uma elucidação Fenomenológica do conhecimento. Livro, 1. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. VII.
JAPIASSU, H. F. Introdução ao pensamento Epistemológico. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1986.
KRAUSE, D. Newton Da Costa e a Filosofia da Quase-Verdade. Epistemology and Logic Research Group, Santa Catarina, 2009, v. 13, n. 2, p. 105-28,.
LEIS, H, R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Caderno de pesquisas interdisciplinares em ciências humanas, Santa Catarina, v. X, n. 73 p. 1-23, ago. 2005.
LEITE, J de C. CARMO, T do. Metodologia Mista. In: Júnior C, A de O, M; Batista M, C (Orgs). Metodologia da Pesquisa em Educação em Ensino de Ciências. Ponta Grossa: Editora Atena. 2023, p. 31-38.
LENOIR, Y. Didática e Interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária. In: FAZENDA (Org): Didática e Interdisciplinaridade.Campinas: Editora Papirus, 2008, p. 32-45.
LOPES, A, R, C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Editora: EdUERJ, 1° ed. Rio de
Janeiro, 1999, p. 236.
MARCONDES, D. Duas concepções de análise de desenvolvimento da Filosofia Analítica. In: CARVALHO (Org). Paradigmas Filosóficos da atualidade. Campinas: Editora Papirus, 1989, p. 11-38.
MATALLO JR. Considerações sobre Dialética. In: CARVALHO (Org). Paradigmas Filosóficos da atualidade. Campinas: Editora Papirus, 1989, p. 187-202.
MATTOS, C; HAMBURGER, A. I. História da Ciência Interdisciplinaridade no Ensino de Física: O problema do demônio de Maxwell. Ciência & Educação, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.
MELLO, L. A. A Teoria da Transposição Didática de Chevallard, Izquierdo e de
Mello (CHIM). Riufs, 2019, p. Link: https://ri.ufs.br/handle/riufs/12216. Acessado
em: junho, 22.06.23 às 03:54h.
MORIN, E. Os sete Saberes necessários à Educação do futuro. 6. ed. Brasília: Editora Cortez, 2002, p.116.
OLIVEIRA; SILVA. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. In: Peduzzi, et al (Org). Editora da UFRN. Rio Grande do Norte. 2012. Cap II. Pág. 65-84.
OLIVEIRA, L, M, S, R. MOREIRA, M, B. Da disciplinaridade à Interdisciplinaridade: Um caminho a ser percorrido pela academia. REVASF, Petrolina, v. 7, n. 12, p. 6-20, abr. 2017.
PHILIPPI JR, A. et al. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. 1. ed. São Paulo: Signus Editora, 2000.
SANTOS. G. Interdisciplinaridade: concepções e práticas de docentes em um instituto da Universidade Federal da Bahia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SILVA, Erivanildo Lopes da. Contribuições da elaboração de sequências de ensino aprendizagem tratando das tendências interdisciplinaridade, cotidiano e história da ciência no âmbito da formação de professores da Universidade Federal de Sergipe. 2014,. 184f. Tese (Doutorado em em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências do Instituto de Física, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, 2014.
SILVA, B da. TAVARES, O, A de O. Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar para o Ensino/Aprendizagem da Física. HOLOS, Natal, vol. 1, n. X, p. 4-12, mayo. 2005.
SOMMERMAN, A. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como novas formas de conhecimento para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral: contribuição para os campos da educação, da saúde e do meio ambiente. Salvador 2012, 1305f. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento), Universidade Federal da Bahia (UFBA).
TEXEIRA, et al. Uma breve revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: Peduzzi, et al (Orgs). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Rio Grande do Norte: Editora da UFRN, 2012. p. 09-40.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Expedito Andrade de Jesus, Laerte Silva Da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.