ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

  • Yngridy Silva Chagas Universidade Federal de Sergipe
  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507

Palavras-chave:

Ensino de química; Metodologias ativas; Práticas investigativas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a presença de propostas de atividades considerando abordagens e práticas investigativas no Ensino de Química nas últimas coleções de livros didáticos endossadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2021). Em resposta à necessidade de promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, a inserção de abordagens e práticas investigativas no ensino de química tem ganhado destaque nos últimos anos. Durante a análise, confirmou-se que é importante a presença de propostas de pesquisa intencionais neste acervo final do PNLD. Esses livros apresentam uma variedade de propostas experimentais, atividades práticas e investigações que oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos e fenômenos químicos de maneira mais participativa. Contudo, no que concerne às atividades propostas nos compêndios didáticos, constataram-se certas restrições à efetivação das práticas investigativas em cinética química no contexto escolar, destacando-se, por exemplo, a exigência de uma infraestrutura física adequada para a realização dos experimentos.

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Biografia do Autor

Yngridy Silva Chagas, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Química (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, Estagiário no Laboratório de Solos e Química Agrícola no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).Trabalhou como diretor de subcoordenadoria de serviço de preparação do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA), integrante do projeto de pesquisa do Laboratório de Ensino de Ciências (LAPECI) e bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (FAPITEC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Agrícola, Controle de Qualidade e Gestão de Laboratórios, Ensino e Aprendizagem em
Química, produção de Podcasts, etc.

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe

Livre-Docente pela Emil Brunner World University (EBWU, Miami, Flórida/EUA); Doutor Honoris Causa (EBWU); Laureado com o Título de Notório Saber (EBWU); Pós-Doutorado em andamento em Didactique des Mathématiques, ICHEC, BRUXELAS, Bélgica (2022); Pós-Doutorado em Educación Lingüística y Literaria y de Didáctica de las CCEE y de la Matemática, Universidade de Barcelona/UB, Espanha; Pós-Doutorado em E-learning, Universidade Fernando de Pessoa/UFP, Porto/Portugal; Pós-Doutorado em Ciências Básicas e Ambientais, EEL da Universidade de São Paulo/USP; Pós-Doutorado em Psicologia e Neurociência Cognitiva (EBWU); Pós-Doutorado em Educação Matemática (UNIAN/SP); Doctorado en curso Psicología Cognitiva na Universidad de Buenos Aires, UBA/Argentina (2022); Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática, Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, com sandwiche de 01 ano na Université Claude Bernard Lyon 1 - FR/Bolsa CAPES); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Didática da Matemática) pela UFS, Mestre em Educação (Educação Matemática) pela UFS; Especialista em: Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-RG); Neuropsicologia (UNIFESP/CDN), Neuroaprendizagem (Instituto Saber/BR), Psicopedagogia (Institucional e Clínica, FPD), Ensino de Matemática (UFS), Educação Matemática (FA) e em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG; Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO-SE), Licenciado em Matemática (UFS); Especialização em Neurociências e Educação (Instituto de Psicologia Sapiens, IPS-PR, em andamento/2021); Especialização em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, em andamento/2022).

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

SILVA CHAGAS, Y.; SILVA DA FONSECA, L. ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31507. Acesso em: 14 mar. 2025.