ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS SOBRE A PRESENÇA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31507Palavras-chave:
Ensino de química; Metodologias ativas; Práticas investigativasResumo
O objetivo deste artigo é analisar a presença de propostas de atividades considerando abordagens e práticas investigativas no Ensino de Química nas últimas coleções de livros didáticos endossadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2021). Em resposta à necessidade de promover uma aprendizagem mais ativa e participativa, a inserção de abordagens e práticas investigativas no ensino de química tem ganhado destaque nos últimos anos. Durante a análise, confirmou-se que é importante a presença de propostas de pesquisa intencionais neste acervo final do PNLD. Esses livros apresentam uma variedade de propostas experimentais, atividades práticas e investigações que oferecem oportunidades para os alunos explorarem conceitos e fenômenos químicos de maneira mais participativa. Contudo, no que concerne às atividades propostas nos compêndios didáticos, constataram-se certas restrições à efetivação das práticas investigativas em cinética química no contexto escolar, destacando-se, por exemplo, a exigência de uma infraestrutura física adequada para a realização dos experimentos.
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