OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263

Palavras-chave:

State of Paraná; Scientific field; Trajectory.

Resumo

A pesquisa objetivou desvelar pelas trajetórias dos agentes - professores(as) e pesquisadores(as) da área de Ensino de Química (EnQ)- os elementos determinantes para a constituição e consolidação do campo da Educação em Química (EQ) no estado do Paraná. O delineamento metodológico envolveu a identificação de 62 agentes, a aplicação de um questionário para eleger os(as) pioneiros(as) da área de EnQ e as entrevistas com 6 agentes. A Análise de Conteúdo permitiu emergir categorias temáticas a posteriori, de fatos comuns destas trajetórias individuais, os quais indicam ser os elementos constituintes para a consolidação e constituição do campo da Educação em Química no estado. Entre eles, os resultados aferem a contratação de docentes com formação específica na área de Ensino de Química, a ampliação dos programas de pós-graduação na área de Ensino, a criação de eventos científicos regionais e o fortalecimento da área de Ensino de Química pelas políticas públicas de iniciação à docência.

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Biografia do Autor

Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS de 2019 a 2023. Coordenadora de área do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFSC. Integrante do Grupo de Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências GETEPEC da UEL e do Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza da UFPR, Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores da UEPG. Participante do projeto de pesquisa: o campo da Educação Química no estado do Paraná: da constituição e nucleação de grupos de ensino e pesquisa à constituição de redes colaborativas pela Fundação Araucária. Coordenou o projeto de pesquisa "A trajetória dos professores de Química: um estudo sociológico para escolha e a permanência dos egressos na docência pela UEFS. Atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Campo Mourão. Participou como Bolsista de iniciação a docência na UEM, voluntária na UFPR e coordenadora na UEFS no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) . Tem experiência na área de Ensino de Ciências/ Química, trabalhando com os seguintes temas: Formação de Professores, Materiais Didáticos e a Constituição do campo da Educação em Química. ORCID iD: 0000-0003-3381-1179

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática da UEM. lorencinijunior@gmail.com

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. leilaiffreire@gmail.com

 

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

DA SILVA COSTA, F. R.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro; FOLLMANN FREIRE, L. I. OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32263. Acesso em: 14 mar. 2025.