OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263Palavras-chave:
State of Paraná; Scientific field; Trajectory.Resumo
A pesquisa objetivou desvelar pelas trajetórias dos agentes - professores(as) e pesquisadores(as) da área de Ensino de Química (EnQ)- os elementos determinantes para a constituição e consolidação do campo da Educação em Química (EQ) no estado do Paraná. O delineamento metodológico envolveu a identificação de 62 agentes, a aplicação de um questionário para eleger os(as) pioneiros(as) da área de EnQ e as entrevistas com 6 agentes. A Análise de Conteúdo permitiu emergir categorias temáticas a posteriori, de fatos comuns destas trajetórias individuais, os quais indicam ser os elementos constituintes para a consolidação e constituição do campo da Educação em Química no estado. Entre eles, os resultados aferem a contratação de docentes com formação específica na área de Ensino de Química, a ampliação dos programas de pós-graduação na área de Ensino, a criação de eventos científicos regionais e o fortalecimento da área de Ensino de Química pelas políticas públicas de iniciação à docência.
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