ESTUDO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32870Keywords:
Educação Matemática, Sequência Didática, Jogos Didáticos, Pensamento Matemático, Aprendizagem SignificativaAbstract
A Educação Matemática está em constante evolução, adotando novas abordagens pedagógicas para desenvolver o pensamento matemático de forma criativa e contextualizada. O uso de sequências didáticas e jogos didáticos é destacado como estratégia para um ensino mais envolvente, incentivando a exploração ativa de conceitos matemáticos pelos alunos. Autores como Grando (2004) e Zabala (2014) enfatizam a importância dessas práticas, visando conectar atividades lúdicas ao ambiente escolar e adaptar métodos de ensino às necessidades dos estudantes. O estudo concentra-se na elaboração de uma sequência didática com jogos para ensinar múltiplos e divisores, buscando promover aprendizagem prática e significativa, estimulando o raciocínio lógico e a cooperação dos alunos, alinhando-se às tendências contemporâneas da Educação Matemática. Esse enfoque visa aprimorar o desenvolvimento do pensamento matemático e a resolução de problemas, proporcionando uma experiência de aprendizagem engajadora e participativa aos estudantes.
Downloads
References
BATISTA, Tailine Penedo. Diário de Bordo: uma forma de refletir sobre a prática pedagógica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 287-293, 21 nov. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11209>. Acesso em: 20 set 2023.
BIASOTTO, Leonardo Caumo; FIM, Camila Faligurski; KRIPKA, Rosana Maria Luvezute. A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel: uma alternativa didática para a educação matemática. Brazilian Journal of Development, 6(10), 83187–83201, 2020. Disponível em: <https://ojs.brazilianjournals. com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19068>. Acesso em: 24 jul. 2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
GONÇALVES, Bruna Maria Vieira. LIMA, Francisco José de. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online], v. 34, n. 68. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198 0-4415v34n68a11. Acesso em: 21 jul. 2023.
LORENZATO, Sergio. Para aprender Matemática. Campinas: Autores Associados, 2012.
MATOS, José Manoel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática. Lisboa: Matemática Universidade Aberta, 1996.
MEDEIROS, Marcelo. Pesquisa de abordagem qualitativa. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 abr/jun;14(2):224-5. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v14n2/v14n2a 01.htm>. Acesso em: 26 set. 2023.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Autêntica: Belo Horizonte, 2010.
NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, Ano 9 (2004-2005). Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/ pluginfile.php/6253402/mod_resource/content/1/ Nacarato_eu%20trabalho% 20primeiro%20no%20concreto.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2023.
SILVA, Fernando Caldas. Múltiplos e Divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Revista Exitus, Santarém/PA, vol. 10, p. 01-28, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2023.
SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp. v. 20 n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/caderno/issue/vew/141>. Acesso em: 07 ago. 2023.
ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Francisco José de Lima, Manoel Vagner de Oliveira Diniz, João Nunes de Araújo Neto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.






