ESTUDO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32870

Keywords:

Educação Matemática, Sequência Didática, Jogos Didáticos, Pensamento Matemático, Aprendizagem Significativa

Abstract

A Educação Matemática está em constante evolução, adotando novas abordagens pedagógicas para desenvolver o pensamento matemático de forma criativa e contextualizada. O uso de sequências didáticas e jogos didáticos é destacado como estratégia para um ensino mais envolvente, incentivando a exploração ativa de conceitos matemáticos pelos alunos. Autores como Grando (2004) e Zabala (2014) enfatizam a importância dessas práticas, visando conectar atividades lúdicas ao ambiente escolar e adaptar métodos de ensino às necessidades dos estudantes. O estudo concentra-se na elaboração de uma sequência didática com jogos para ensinar múltiplos e divisores, buscando promover aprendizagem prática e significativa, estimulando o raciocínio lógico e a cooperação dos alunos, alinhando-se às tendências contemporâneas da Educação Matemática. Esse enfoque visa aprimorar o desenvolvimento do pensamento matemático e a resolução de problemas, proporcionando uma experiência de aprendizagem engajadora e participativa aos estudantes.

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Author Biographies

Manoel Vagner de Oliveira Diniz, IFCE campus Cedro

Licenciando em Matemática e bolsista no Programa Residência Pedagógica - Edital 2022 

João Nunes de Araújo Neto, IFCE campus Cedro

Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Mestrado em Matemática com ênfase em Teoria das Singularidades pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutorado em Matemática, com ênfase em Análise Geométrica pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, atuando principalmente na área de formação inicial de professores de matemática, trabalhando com Calculo Diferencial e Integra I, II, III e IV; Equações Diferenciais; Análise Real e Álgebra Linear; tem interesse nos seguintes temas: Modelagem Matemática como tendência da Educação Matemática; Tecnologias no ensino de Matemática; Formação inicial e continuada de professores de Matemática. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem junto ao CNPq e certificado pelo IFCE. Coordenador da linha de pesquisa Práticas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática na Educação Básica, Técnica e Tecnológica

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Published

21-11-2025

How to Cite

DE LIMA, F. J.; DE OLIVEIRA DINIZ, M. V.; ARAÚJO NETO, J. N. de. ESTUDO DE MÚLTIPLOS E DIVISORES: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.32870. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32870. Acesso em: 2 dec. 2025.