A FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33074Palavras-chave:
Ensino de Biologia; Educação Ambiental Crítica; Educadores ambientais; Trilhas interpretativas; Extensão universitária.Resumo
Nos últimos anos, a EA emergiu como prática essencial na promoção de pensamento crítico e sustentabilidade, contribuindo para a formação de sujeitos ecológicos em um contexto interdisciplinar. objetivou-se identificar de que maneira as ações de educação ambiental promovidas por meio de um projeto de extensão de uma universidade pública do semiárido paraibano contribuíram para a formação de educadores ambientais. A pesquisa é do tipo fenomenológica de abordagem qualitativa. Participaram 12 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que atuavam como guias de trilhas recebendo turmas das escolas em uma área do bioma caatinga conhecida como Olho d’água da Bica. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário, e o método analítico empregado foi a análise de conteúdo. Os pressupostos considerados para parâmetro de análise foram os eixos formadores de Mauro Guimarães. Foi possível identificar nos dados coletados que a relação entre o ensino e a extensão é uma possibilidade valiosa para o desenvolvimento de habilidades que vão de consonância com os eixos formativos de educadores/educadoras ambientais a exercitar o engajamento pela transformação da realidade social.
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