META-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33133Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Meta-análise., Educação Infantil., Anos IniciaisResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou caracterizar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas à Modelagem Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2010 a 2022. Realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na modalidade de uma meta-análise. O corpus da pesquisa foi constituído por 37 pesquisas – 30 dissertações e 7 teses. Para analisar a produção, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise, pelas quais elaboramos sete sínteses interpretativas na presente meta-análise. Os resultados da meta-análise indicaram que o foco está nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de modelagem matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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