META-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33133

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Meta-análise., Educação Infantil., Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou caracterizar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas à Modelagem Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2010 a 2022. Realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na modalidade de uma meta-análise. O corpus da pesquisa foi constituído por 37 pesquisas – 30 dissertações e 7 teses. Para analisar a produção, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise, pelas quais elaboramos sete sínteses interpretativas na presente meta-análise. Os resultados da meta-análise indicaram que o foco está nas reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de modelagem matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Souza da Silva Rodrigues, Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UNEMAT– Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso – SEDUC - E-mail: rosiane0705@gmail.com

Cláudia Landin Negreiros, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4762-055X. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6987475976326232. E-mail: clnegreiros@unemat.br.

Márcio Urel Rodrigues, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Doutor em Educação Matemática – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. Endereço: Av. Pedro de Campos Borges, 24, Barra do Bugres/MT. CEP: 783900-000. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8802973146318543. E-mail: marcio.rodrigues@unemat.br.  

Maria Elizabete Rambo Kochhann, Universidade Federal de Integração Latino-americana – Unila – Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência – Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru/SP. Docente da Universidade Federal de Integração Latino-americana – Unila – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas – GEPEME/UNEMAT. Endereço: Rua Tarobá, 1005, apto. 1103, Centro, Foz do Iguaçu/PR. CEP: 85851-220. Orcid: http://orcid.org/0009-0008-9476-5528. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6272417542155070. E-mail: maria.kochhann@unila.edu.br.

Referências

ABBEG, A. V. Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais – PR. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ALVES, L. C. S. D. A Perspectiva Da Criança Em Atividades De Modelagem Matemática Nos Anos Iniciais. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 70, 1977. 225 p.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática na sala de aula. Perspectiva, v. 27, p. 65-74. 2004.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: Concepções e Experiências de Futuros Professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista UNESP - Rio Claro, 2001.

BASTOS, A. R. Modelagem Matemática na Educação Básica: uma proposta para a formação inicial dos professores do magistério. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Paraná, 2018.

BELO, C. B. Modelagem Matemática na Educação Infantil: contribuições para a formação da criança. 2016, 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2016.

BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. REVEMAT. Florianópolis (SC), v. 9, Ed. Temática (junho), p. 07-20, 2014.

BISOGNIN, E. BISOGNIN, V. Modelagem Matemática: mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da região sul do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 21 dez. 2017.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e Matemática. São Paulo: Contexto, 2019.

BIEMBENGUT, M. S; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino, ed. 5. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

BLUM, W. Modellierungsaufgaben im Mathematikunterricht – Herausforderung für Schülerund Lehrer. In: Realitätsnaher Mathematikunterricht – vom Fach aus und für die Praxis (Hrsg.: BÜCHTER, A. et al.). Franzbecker, Hildesheim, s. 8-23, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BOSSLE, R. Z. Modelagem matemática no projeto de um ginásio escolar. Dissertação (Mestrado Em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

BURAK, D. Modelagem Matemática nos diferentes níveis de ensino: uma perspectiva. In: XII Encontro Paranaense De Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. Anais do XII EPREM. Campo Mourão: UNESPAR, 2014, p. 1-14.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.

BURAK, D. Modelagem Matemática e a sala de aula. In: I Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2004, Londrina. Anais (I EPREM). Londrina: UEL, 2004, p. 1-10.

COUTINHO, L. Modelagem matemática e raciocínio proporcional na Educação Infantil. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.

DENTE, E. C. Modelagem Matemática e suas implicações para o ensino e a aprendizagem da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do Vale do Taquari. 2017, 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2017.

DUARTE, A. A. Práticas de Modelagem Matemática e o despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental. 2022. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2022.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

GOMES, J. C. S. P. Práticas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina, 2018.

GONÇALVES, J. A. Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: indícios de uma proposta interdisciplinar. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

HORST, J. Modelagem Matemática na Educação Infantil: Pressupostos de uma Pesquisa de Revisão Sistemática. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2022.

JOCOSKI, J, Modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para o ensino de matemática. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2020.

KAVIATKOVSKI, M. A. C. As práticas de modelagem matemática no âmbito do ensino fundamental: um olhar a partir de relatos de experiência. 2017. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

KAVIATKOVSKI, M. A. C. A modelagem matemática como metodologia de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.

LOVO, E. S. Modelagem matemática e avaliação: uma proposta de trabalho com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.

MARTIN, R. W. S. Modelagem Matemática E Autonomia: Um Olhar Para Atividades No Ensino Fundamental. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2019.

MACHADO, S. R. C. Percepções da Modelagem matemática nos anos iniciais. 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUNDIM, J. S. M. Modelagem matemática nos primeiros anos do ensino Fundamental. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

NUNOMURA, A. R. T. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para os Registros de Representação Semiótica. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.

OSTI, M. F. Educação Matemática com a Turma de Jovens e Adultos da Agrovila Campinas: um estudo com Modelagem Matemática. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Rio claro. 2022.

PAGUNG, N. M. D. Modelagem Matemática e os Atos Dialógicos: a construção de um ambiente de Aprendizagem de Proporcionalidade em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciência e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitoria, 2021.

PALMA, R. M. Manifestações Da Criatividade Em Modelagem Matemática Nos Anos Iniciais. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina. 2019.

REZENDE, M. F. Competências em atividades de modelagem matemática na educação infantil. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.

RIBEIRO, R. M. Modelagem Matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

RODRIGUES, M. U. Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas na Área da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2019.

RODRIGUES, R. S. S. Modelagem Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: uma Meta-Análise das Dissertações e Teses Produzidas no Brasil (2010-2022). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade do Estado de Mato Grosso. Barra do Bugres/MT, 2023.

SANTOS, E. C. Modelagem Matemática na Educação Infantil: possíveis potencialidades. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática – Área de concentração – Formação de Professores e Ensino de Ciências). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2021.

SANTOS, D. B. M. Investigação sobre a formação continuada de professores do Ensino Fundamental I: modelagem matemática. 2020. 168 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

SCHRENK, M. J. Tomada De Consciência Em Atividades De Modelagem Matemática No Ensino Fundamental. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020.

SILVA, A. D. P. Modelagem matemática e tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Oeste do Pará - Santarém, 2019.

SILVA, V. S. Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos. 2018. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.

SILVA, P. F. Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma estratégia de ensino com crianças da faixa etária de 4 e 5 anos. 2013. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - UNIVATES: RS, 2013.

SILVA, V. S; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões e apologia aos seus usos. In: ALENCAR, E. S.; LAUTENSCHLAGER, E. (orgs.). Modelagem Matemática nos anos iniciais. São Paulo: Editora Sucesso, 2014. p. 7-24.

SOUSA, M. L. Construção do pensamento matemático das noções de discreto e contínuo no ambiente da modelagem matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2015.

TERES, S. L. L. Em direção à educação matemática crítica: A análise de uma experiência de Modelagem pautada na Investigação e no uso da Tecnologia. 2014, 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, 2014.

TEODORO, F. P. A recontextualização da Modelagem Matemática na prática pedagógica nos anos iniciais. 2018, 169f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, 2018.

TEIXEIRA, E. B. A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 1, n. 2, p. 177-201, 2003.

TORTOLA, E. Configurações de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 304 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

TORTOLA, E. Os usos da linguagem em atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

ZAMPIROLLI, A. C. A modelagem matemática como favorecedora da aprendizagem na educação infantil. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, 2020.

ZANELLA, M. S. Tarefas de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com alunos alemães e brasileiros. 2016. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

SOUZA DA SILVA RODRIGUES, R.; LANDIN NEGREIROS, C.; UREL RODRIGUES, M.; RAMBO KOCHHANN, M. E. META-ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33133. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33133. Acesso em: 14 mar. 2025.