VALIDAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E FORMATIVO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Artur de Medeiros Queiroz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Everton Bedin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Arilson Silva da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Caroline de Souza Almeida Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aline Lubyi Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33613

Palavras-chave:

TDIC; Ensino de Ciências; Formação Docente; podcast.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o papel do podcast no uso de recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas e as usabilidades desses recursos a outros professores. Esta pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e procedimento investigativo, os dados foram constituídos por meio de um formulário disponibilizado no Google Forms que continha os links de acesso aos podcasts, divulgado em grupos de WhatsApp e redes sociais voltados para questões educacionais. Os resultados indicam que a maioria dos professores percebe os podcasts como uma ferramenta eficaz na formação docente numa perspectiva tecnológica, destacando a utilidade prática dos recursos tecnológicos abordados. A receptividade quanto à diversidade temática e à flexibilidade oferecida pelos podcasts também foi evidente, sugerindo que esses recursos atendem às diferentes necessidades e interesses dos professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast uma Ferramenta Tecnológica para auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais. In VIII LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Li BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast: uma ferramenta tecnológica para auxílio ao ensino de deficientes visuais. In: LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, 8., 2009, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p. 2114-2126.sboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p.2114-2126.

CATHARINA, F. S. Um estudo sobre os Podcasts na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2015.

GONÇALVES, W. T. O podcast como recurso pedagógico para professores de Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior. Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

HAHN, C. S. R.; BARWALDT, R.; BORN, M. B. Relato de experiência: utilização da webquest como apoio didático-pedagógico na formação docente. In: ROSA, A. B. S. et al. Formação de professores em tecnologias educacionais: construindo práticas pedagógicas. Rio Grande: Ed. FURG, 2019.

INGRASSIA, E. R.; GAUTÉRIO, V. L. B. Tecnologias na sala de aula? Um estudo sobre as redes sociais na prática pedagógica. In: ROSA, A. B. S. da et al. Formação de professores em tecnologias educacionais: construindo práticas pedagógicas. Rio Grande: Ed. FURG, 2019.

LESINA, L. P.; BLANCO, S. F. M. M.; SILVA, S. C. Cibercultura e interatividade na formação docente: Contribuições para práticas inclusivas no âmbito da educação. In: PANDINI, C. M. C; PEREIRA, C. D.; BLANCO, S. F. M. M. A educação em uma era disruptiva: educação inclusiva e diversidade, formação de professores, práticas de design e modelos híbridos

organizadoras. - Florianópolis: Editora Udesc, 2023. 464 p

MACHADO, N. C. T. O uso das TIC em educação musical no 2º ciclo do Ensino Básico nos distritos de Vila Real e Bragança. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2015.

MASSETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o uso de Tecnologias. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. São Paulo: Loyola, 2011. p. 135-147.

MONTE, D. C. Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior: Estratégias e Impactos Educativos. São Paulo: Atlas, 2020.

MONTE, L. G. Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Curso de Matemática Industrial, Fortaleza, 2020.

OLIVEIRA, R. C. Escalas de Atitude e Comportamento na Pesquisa Educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.

OLIVEIRA, T. M. V. D. Escalas de mensuração de atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Gutman, Alpert. *, Brasil, v. 2, n. 2, 2001. ISSN 11517-7912.

PEREIRA, P. A. Gêneros digitais no Ensino Médio: a utilização do podcast para o aprimoramento de habilidades comunicativas em língua inglesa, 2021. 21 f. Monografia (Graduação). Universidade Federal da Paraíba. Mamanguape.

PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana De Educación, Madrid, v. 24, setembro, 2000. p. 63-90.

QUEIROZ, A. de M. Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, D. D. S. S. D. da. O papel do podcast papo de educador na formação de professores-ouvintes. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, 2020.

SILVA, A.; DUQUE, L. V.; SILVA, S. P. O uso de podcasts no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-23, 2012.

SOARES, A. B.; MIRANDA, P. V.; BARIN, C. S. Potencial Pedagógico Do Podcast No Ensino Superior. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, p. 1-10, 2018.

ZANATO, A.; STRIEDER; CAMPOS. Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 489–501, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28511. Acesso em: 12 jun. 2024.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

QUEIROZ, A. de M.; BEDIN, E.; SILVA DA SILVA, A.; DE SOUZA ALMEIDA, C.; LUBYI, A. VALIDAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E FORMATIVO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33613. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33613. Acesso em: 12 abr. 2025.