VALIDAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E FORMATIVO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33613Palavras-chave:
TDIC; Ensino de Ciências; Formação Docente; podcast.Resumo
O presente artigo objetiva analisar o papel do podcast no uso de recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas e as usabilidades desses recursos a outros professores. Esta pesquisa de natureza básica e abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e procedimento investigativo, os dados foram constituídos por meio de um formulário disponibilizado no Google Forms que continha os links de acesso aos podcasts, divulgado em grupos de WhatsApp e redes sociais voltados para questões educacionais. Os resultados indicam que a maioria dos professores percebe os podcasts como uma ferramenta eficaz na formação docente numa perspectiva tecnológica, destacando a utilidade prática dos recursos tecnológicos abordados. A receptividade quanto à diversidade temática e à flexibilidade oferecida pelos podcasts também foi evidente, sugerindo que esses recursos atendem às diferentes necessidades e interesses dos professores.
Downloads
Referências
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast uma Ferramenta Tecnológica para auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais. In VIII LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia. Li BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast: uma ferramenta tecnológica para auxílio ao ensino de deficientes visuais. In: LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, 8., 2009, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p. 2114-2126.sboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p.2114-2126.
CATHARINA, F. S. Um estudo sobre os Podcasts na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Mídias na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2015.
GONÇALVES, W. T. O podcast como recurso pedagógico para professores de Ensino Religioso. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior. Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
HAHN, C. S. R.; BARWALDT, R.; BORN, M. B. Relato de experiência: utilização da webquest como apoio didático-pedagógico na formação docente. In: ROSA, A. B. S. et al. Formação de professores em tecnologias educacionais: construindo práticas pedagógicas. Rio Grande: Ed. FURG, 2019.
INGRASSIA, E. R.; GAUTÉRIO, V. L. B. Tecnologias na sala de aula? Um estudo sobre as redes sociais na prática pedagógica. In: ROSA, A. B. S. da et al. Formação de professores em tecnologias educacionais: construindo práticas pedagógicas. Rio Grande: Ed. FURG, 2019.
LESINA, L. P.; BLANCO, S. F. M. M.; SILVA, S. C. Cibercultura e interatividade na formação docente: Contribuições para práticas inclusivas no âmbito da educação. In: PANDINI, C. M. C; PEREIRA, C. D.; BLANCO, S. F. M. M. A educação em uma era disruptiva: educação inclusiva e diversidade, formação de professores, práticas de design e modelos híbridos
organizadoras. - Florianópolis: Editora Udesc, 2023. 464 p
MACHADO, N. C. T. O uso das TIC em educação musical no 2º ciclo do Ensino Básico nos distritos de Vila Real e Bragança. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2015.
MASSETTO, M. T. Mediação Pedagógica e o uso de Tecnologias. In: ALMEIDA, M. E. B.; MORAN, J. M. (Org.). Integração das Tecnologias na Educação. São Paulo: Loyola, 2011. p. 135-147.
MONTE, D. C. Uso de Tecnologias Digitais no Ensino Superior: Estratégias e Impactos Educativos. São Paulo: Atlas, 2020.
MONTE, L. G. Escala Likert difusa: um estudo sobre diferentes abordagens. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Curso de Matemática Industrial, Fortaleza, 2020.
OLIVEIRA, R. C. Escalas de Atitude e Comportamento na Pesquisa Educacional. Porto Alegre: Artmed, 2001.
OLIVEIRA, T. M. V. D. Escalas de mensuração de atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Gutman, Alpert. *, Brasil, v. 2, n. 2, 2001. ISSN 11517-7912.
PEREIRA, P. A. Gêneros digitais no Ensino Médio: a utilização do podcast para o aprimoramento de habilidades comunicativas em língua inglesa, 2021. 21 f. Monografia (Graduação). Universidade Federal da Paraíba. Mamanguape.
PONTE, J. P. da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana De Educación, Madrid, v. 24, setembro, 2000. p. 63-90.
QUEIROZ, A. de M. Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, D. D. S. S. D. da. O papel do podcast papo de educador na formação de professores-ouvintes. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras, 2020.
SILVA, A.; DUQUE, L. V.; SILVA, S. P. O uso de podcasts no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-23, 2012.
SOARES, A. B.; MIRANDA, P. V.; BARIN, C. S. Potencial Pedagógico Do Podcast No Ensino Superior. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, p. 1-10, 2018.
ZANATO, A.; STRIEDER; CAMPOS. Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com formação docente. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 489–501, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28511. Acesso em: 12 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin, Arilson Silva da Silva, Caroline de Souza Almeida, Aline Lubyi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.