O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA EM AULAS DE FÍSICA UTILIZANDO SIMULADORES ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33704

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação;, Simuladores;, Ensino de Física;, Transformação de energia.

Resumo

Nesta investigação buscou-se explorar os conceitos de energia cinética e energia potencial com estudantes de um curso técnico em Informática a partir do uso de simuladores online, bem como avaliar as potencialidades de tais recursos para a aprendizagem. A coleta de dados ocorreu por meio de duas atividades a respeito das transformações de energia em dois simuladores distintos. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam contribuições significativas do uso de simuladores para o estudo de energia cinética e energia potencial, pois houve um aumento do percentual de interpretações corretas das transformações de energia ocorridas em cada ponto da montanha russa e da pista de skate, de 46,6% para 73,3%, respectivamente. Destaca-se, portanto, as contribuições da utilização de simuladores online no ensino de Física e consequentemente, a inserção de uma cultura digital nas escolas.

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Biografia do Autor

Victor Gudoski , Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando do curso de Física - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza

Viviane Arrigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Ensino de Ciências/Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)  Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza

Natany Dayani de Souza Assai, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ensino de Ciências/Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Química - VQI
Instituto de Ciências Exatas - ICEx 
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Volta Redonda

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

GUDOSKI , V.; ARRIGO, V.; DE SOUZA ASSAI, N. D. O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA EM AULAS DE FÍSICA UTILIZANDO SIMULADORES ONLINE. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33704. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33704. Acesso em: 12 abr. 2025.