O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA EM AULAS DE FÍSICA UTILIZANDO SIMULADORES ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33704Palavras-chave:
Tecnologias digitais de informação e comunicação;, Simuladores;, Ensino de Física;, Transformação de energia.Resumo
Nesta investigação buscou-se explorar os conceitos de energia cinética e energia potencial com estudantes de um curso técnico em Informática a partir do uso de simuladores online, bem como avaliar as potencialidades de tais recursos para a aprendizagem. A coleta de dados ocorreu por meio de duas atividades a respeito das transformações de energia em dois simuladores distintos. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam contribuições significativas do uso de simuladores para o estudo de energia cinética e energia potencial, pois houve um aumento do percentual de interpretações corretas das transformações de energia ocorridas em cada ponto da montanha russa e da pista de skate, de 46,6% para 73,3%, respectivamente. Destaca-se, portanto, as contribuições da utilização de simuladores online no ensino de Física e consequentemente, a inserção de uma cultura digital nas escolas.
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