PRESSUPOSTOS DE BAKHTIN E CÍRCULO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Mikael Otto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandro Rodrigo Zanato Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33720

Palavras-chave:

Pesquisa bibliográfica, Análise do Discurso, Teoria do Enunciado Concreto

Resumo

A Divulgação Científica (DC) engloba um conjunto sistemático de estratégias e práticas comunicacionais destinadas à disseminação da Ciência e Tecnologia. O objetivo deste trabalho é explicitar elementos linguísticos do enunciado concreto em trabalhos sobre DC publicados em eventos da área de Educação em Ciências. A pesquisa foi realizada em anais de quatro eventos na área de Educação em Ciências no período de 2012 a 2021. Os trabalhos foram analisados conforme os pressupostos de Lima et al. (2019). Nos resultados são apresentados: a identificação do enunciado e o contexto imediato das pesquisas; a responsividade ativa dos sujeitos do discurso; e a integração dos resultados em um novo enunciado. Os resultados apontam que a Teoria de Bakhtin é utilizada em diversos contextos de DC, ampliando a compreensão das interações comunicativas e o compartilhamento da Ciência com o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. A. de. Física divertida: teorias de Einstein na revista ciência hoje das crianças. Revista da SBEnBIO, v. I, p. 3272-3283, 2016. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2051.pdf. Acesso em: 24 de janeiro de 2024.

BAKHTIN, Mikhail (1895-1975). Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. 176 p.

BRAIT, Beth. Estilo. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin – conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 79-102.

FONTANELLA, D; MEGLHIORATTI, F. A. A divulgação científica e o ensino de ciências: análise das pesquisas. In: VIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar UNICESUMAR – Centro Universitário Cesumar. Maringá, Editora CESUMAR, 2013, p. 1-9. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Denise_Fontanella.pdf. Acesso em: 17 de set., 2023.

LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, abr.-jun., p. 375-392, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000200003. Acesso em: 02 de ago., 2023.

LIMA, N. W.; NASCIMENTO, M. M.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. A teoria do enunciado concreto e a interpretação metalinguística: bases filosóficas, reflexões metodológicas e aplicações para os estudos das ciências e para a pesquisa em educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 258-281, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p258. Acesso em: 15 de set., 2023.

SANTOS, F. A. S. Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, Bakhtiniana, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 74-100, jul./set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457337846. Acesso em: 31 de ago., 2023.

SANTOS, M. A. R.; SANTOS, C. A. F.; SERIQUE, N. P.; LIMA, R. R. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 202-220, 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.215. Acesso em: 15 de set., 2023.

SILVA, R. F. da; BATINGA, V. T. S.; CARVALHO LOPES BARROS, I. de. Aspectos metodológicos e didáticos das pesquisas sobre o ensino por investigação: uma análise em periódicos de Educação em Ciências e Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 25–47, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.1.30927. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30927 . Acesso em: 9 jul. 2024.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

OTTO, M.; RODRIGO ZANATO, A.; BORIN DA CUNHA, M. PRESSUPOSTOS DE BAKHTIN E CÍRCULO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33720. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33720. Acesso em: 12 abr. 2025.