MANIPULÁVEIS NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33722
Agências de fomento
UNIEDU/FUMDES - SC

Palavras-chave:

Materiais Manipulativos, Registros de Representação Semiótica, Análise de livro didático, Sistema de Numeração Decimal

Resumo

O uso de materiais manipuláveis para ensinar o Sistema de Numeração Decimal (SND) tem sido recomendado por vários pesquisadores da Educação Matemática, sendo fortemente indicado em livros didáticos (LD) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste artigo, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, discutimos os aspectos semióticos desempenhados por alguns manipuláveis. Discutimos as contribuições dos materiais manipuláveis indicados em uma coleção de LD dos Anos Iniciais para o ensino do SND. Para isso, analisamos os livros da ‘Coleção Bem Me Quer Matemática’ e neles identificamos os três tipos de manipuláveis mais indicados: os blocos base dez, o ábaco e o dinheirinho de papel, e analisamos extratos representativos com a utilização desses materiais. Como resultado, destacamos que esses materiais contribuem como representações auxiliares para o ensino do SND, sobretudo no estímulo de atividades cognitivas de tratamento e conversão, e ainda, apresentamos também algumas situações de uso inadequadas.

 

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Biografia do Autor

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG e Mestre em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Enquanto professor, atuou nos diversos níveis da Educação Básica, por diversos anos, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. No Ensino Superior atuou como professor da Universidade Federal do Paraná, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, no curso de Licenciatura em Matemática e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina, no curso de Pedagogia. Atualmente, é Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado. Como pesquisador tem concentrado esforços no campo da Educação Matemática em duas frentes. Uma ligada à utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e outra ligada à Modelagem na Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática nos mais variados níveis de ensino.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

SABEL, E.; SILVEIRA, E. MANIPULÁVEIS NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PELA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.2.33722. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33722. Acesso em: 31 maio. 2025.