EXPLORANDO A ELETROQUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA

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DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33758

Resumo

O ensino de eletroquímica apresenta desafios tanto para estudantes quanto para professores. Diante disso, sua abordagem sob a perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) contribui na contextualização e aprendizagem dos conceitos envolvidos. Neste artigo relatamos a experiência de elaboração e implementação de atividades com enfoque CTSA, propostas no contexto do Estágio Curricular Supervisionado de regência na Licenciatura em Química. O material didático compreendeu recursos e estratégias de ensino estruturados segundo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Como resultados, produzimos o relato descritivo-analítico da implementação do material proposto e da intervenção pedagógica junto a um grupo de quatorze estudantes do Ensino Médio na escola-campo. Concluímos que a perspectiva CTSA contribuiu para a abordagem menos tradicional do tema eletroquímica e possibilitou o envolvimento dos estudantes. Além disso, a experiência foi enriquecedora e formativa quanto a proposição das atividades e a condução do trabalho pedagógico em sala de aula.

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Publicado

31-03-2025

Como Citar

LIMA, F. G. F. de; BOCARDI, J. M. B.; COSTA JUNIOR, I. L. EXPLORANDO A ELETROQUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33758. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33758. Acesso em: 12 abr. 2025.